sicnot

Perfil

País

Cardeal-patriarca de Lisboa irá benzer imagem para catedral no Iraque

PAULO CUNHA

O cardeal-patriarca de Lisboa vai benzer uma imagem de Nossa Senhora de Fátima para a catedral de Erbil, no Iraque, que vai receber também "terços, dezenas e santinhos" feitos por crianças portuguesas.

Segundo informações da paróquia de Cascais e da fundação católica Ajuda à Igreja que Sofre, a bênção será feita após uma missa no dia 19 que assinala o Dia dos Pastorinhos e o envio resulta de uma promessa feita em novembro passado ao arcebispo de Erbil.

Em novembro, Bashar Warda, arcebispo católico de rito caldeu, visitou Portugal pela primeira vez para falar da situação que vive a comunidade cristã no Iraque, especialmente em Erbil, capital do Curdistão iraquiano.

A diocese de Erbil acolheu desde o verão de 2014 mais de 120 mil refugiados iraquianos em fuga do grupo autodenominado Estado Islâmico.

A Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) lembra que na altura o arcebispo iraquiano celebrou missa na Igreja de Cascais, quando alertou para a situação trágica vivida nas comunidades cristãs de Erbil e do resto do Iraque.

No dia 19 a vigararia de Cascais organiza uma missa única no hipódromo, presidida por D. Manuel Clemente, na qual estarão presentes crianças da catequese.

No final D. Clemente benze a imagem a ser enviada com os terços feitos pelas crianças.

Na mesma altura será transferida para a AIS a verba angariada em Cascais a favor da clínica de S. José, em Erbil, um projeto que tem sido apoiado pela AIS e que permite o auxilio de 2.800 pessoas, segundo a Fundação.

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.