sicnot

Perfil

País

Cardeal-patriarca de Lisboa irá benzer imagem para catedral no Iraque

PAULO CUNHA

O cardeal-patriarca de Lisboa vai benzer uma imagem de Nossa Senhora de Fátima para a catedral de Erbil, no Iraque, que vai receber também "terços, dezenas e santinhos" feitos por crianças portuguesas.

Segundo informações da paróquia de Cascais e da fundação católica Ajuda à Igreja que Sofre, a bênção será feita após uma missa no dia 19 que assinala o Dia dos Pastorinhos e o envio resulta de uma promessa feita em novembro passado ao arcebispo de Erbil.

Em novembro, Bashar Warda, arcebispo católico de rito caldeu, visitou Portugal pela primeira vez para falar da situação que vive a comunidade cristã no Iraque, especialmente em Erbil, capital do Curdistão iraquiano.

A diocese de Erbil acolheu desde o verão de 2014 mais de 120 mil refugiados iraquianos em fuga do grupo autodenominado Estado Islâmico.

A Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) lembra que na altura o arcebispo iraquiano celebrou missa na Igreja de Cascais, quando alertou para a situação trágica vivida nas comunidades cristãs de Erbil e do resto do Iraque.

No dia 19 a vigararia de Cascais organiza uma missa única no hipódromo, presidida por D. Manuel Clemente, na qual estarão presentes crianças da catequese.

No final D. Clemente benze a imagem a ser enviada com os terços feitos pelas crianças.

Na mesma altura será transferida para a AIS a verba angariada em Cascais a favor da clínica de S. José, em Erbil, um projeto que tem sido apoiado pela AIS e que permite o auxilio de 2.800 pessoas, segundo a Fundação.

Lusa

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.