sicnot

Perfil

País

Cardeal-patriarca de Lisboa irá benzer imagem para catedral no Iraque

PAULO CUNHA

O cardeal-patriarca de Lisboa vai benzer uma imagem de Nossa Senhora de Fátima para a catedral de Erbil, no Iraque, que vai receber também "terços, dezenas e santinhos" feitos por crianças portuguesas.

Segundo informações da paróquia de Cascais e da fundação católica Ajuda à Igreja que Sofre, a bênção será feita após uma missa no dia 19 que assinala o Dia dos Pastorinhos e o envio resulta de uma promessa feita em novembro passado ao arcebispo de Erbil.

Em novembro, Bashar Warda, arcebispo católico de rito caldeu, visitou Portugal pela primeira vez para falar da situação que vive a comunidade cristã no Iraque, especialmente em Erbil, capital do Curdistão iraquiano.

A diocese de Erbil acolheu desde o verão de 2014 mais de 120 mil refugiados iraquianos em fuga do grupo autodenominado Estado Islâmico.

A Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) lembra que na altura o arcebispo iraquiano celebrou missa na Igreja de Cascais, quando alertou para a situação trágica vivida nas comunidades cristãs de Erbil e do resto do Iraque.

No dia 19 a vigararia de Cascais organiza uma missa única no hipódromo, presidida por D. Manuel Clemente, na qual estarão presentes crianças da catequese.

No final D. Clemente benze a imagem a ser enviada com os terços feitos pelas crianças.

Na mesma altura será transferida para a AIS a verba angariada em Cascais a favor da clínica de S. José, em Erbil, um projeto que tem sido apoiado pela AIS e que permite o auxilio de 2.800 pessoas, segundo a Fundação.

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:57

    País

    O Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje chuva fraca a norte do sistema Montejunto-Estrela com subidada temperatura mínima. Céu muito nublado ou encoberto, apresentando-se em geral pouco nublado no Baixo Alentejo e no Algarve até meio da manhã. Períodos de chuva fraca ou chuvisco nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, mais frequentes no Minho e Douro Litoral e a partir da tarde.

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.