sicnot

Perfil

País

Cardeal-patriarca de Lisboa irá benzer imagem para catedral no Iraque

PAULO CUNHA

O cardeal-patriarca de Lisboa vai benzer uma imagem de Nossa Senhora de Fátima para a catedral de Erbil, no Iraque, que vai receber também "terços, dezenas e santinhos" feitos por crianças portuguesas.

Segundo informações da paróquia de Cascais e da fundação católica Ajuda à Igreja que Sofre, a bênção será feita após uma missa no dia 19 que assinala o Dia dos Pastorinhos e o envio resulta de uma promessa feita em novembro passado ao arcebispo de Erbil.

Em novembro, Bashar Warda, arcebispo católico de rito caldeu, visitou Portugal pela primeira vez para falar da situação que vive a comunidade cristã no Iraque, especialmente em Erbil, capital do Curdistão iraquiano.

A diocese de Erbil acolheu desde o verão de 2014 mais de 120 mil refugiados iraquianos em fuga do grupo autodenominado Estado Islâmico.

A Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) lembra que na altura o arcebispo iraquiano celebrou missa na Igreja de Cascais, quando alertou para a situação trágica vivida nas comunidades cristãs de Erbil e do resto do Iraque.

No dia 19 a vigararia de Cascais organiza uma missa única no hipódromo, presidida por D. Manuel Clemente, na qual estarão presentes crianças da catequese.

No final D. Clemente benze a imagem a ser enviada com os terços feitos pelas crianças.

Na mesma altura será transferida para a AIS a verba angariada em Cascais a favor da clínica de S. José, em Erbil, um projeto que tem sido apoiado pela AIS e que permite o auxilio de 2.800 pessoas, segundo a Fundação.

Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22