sicnot

Perfil

País

Norte com aviso amarelo por causa da neve

Nuno Andre Ferreira

A maioria dos distritos do norte de Portugal está com aviso amarelo (o terceiro de uma escala de quatro) por causa da neve, assim como toda a costa continental, mas por causa da agitação marítima, segundo as previsões meteorológicas.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso amarelo por causa da neve vigora a partir das 21:00 desta quinta-feira até ao final do dia de sexta-feira nos distritos do litoral, enquanto no interior (Vila Real, Guarda, Viseu e Castelo Branco) se estende até às 09:00 de sábado.

Aveiro é o único distrito no norte que não tem aviso amarelo para a queda de neve, apenas vigorando idêntico aviso para a agitação marítima, à semelhança do que acontece com o resto da costa continental, com previsão de ondas de oeste/noroeste com três a quatro metros de altura até ao final da manhã de sábado.

A agitação marítima faz com que o IPMA tenha igualmente declarado aviso amarelo para as ilhas açorianas do grupo ocidental (Flores e Corvo) até às 08:00 desta quinta-feira e para a costa norte da ilha da Madeira até ao final do dia de sábado.

Por causa da agitação marítima seis barras estão encerradas a toda a navegação em Portugal continental e outras quatro estão condicionadas, segundo a Marinha.

Estão encerradas a toda a navegação as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Figueira da Foz e S. Martinho do Porto, de acordo com a informação disponível no site da Marinha.

As barras de Viana do Castelo, Vila do Conde, Douro e Aveiro estão condicionadas a embarcações de comprimento inferior a 12 metros (Viana do Castelo e Vila do Conde) e a 15 metros (Douro e Aveiro).

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:43

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje períodos de céu muito nublado, tornando-se gradualmente muito nubladode norte para sul a partir da manhã. Períodos de chuva no litoral oeste a partir do meio da tarde, estendendo-se gradualmente às restantes regiões e passando a regime de aguaceiros. Queda de neve acima dos 1600 metros a partir do final da tarde, descendo gradualmente a cota para os 800 metros.

  • Marinha e Exército dão luz verde ao Aeroporto do Montijo

    País

    De acordo com a edição deste domingo do Diário de Notícias, o Exército e a Marinha já comunicaram à Força Aérea disponibilidade para desocupar parcialmente a base aérea e o Montijo se transformar num num aeroporto complementar ao de Lisboa.

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.