sicnot

Perfil

País

António Costa defende que educação é "investimento mais precioso"

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje, em Santa Marta de Penaguião, que a educação e a formação para adultos é o investimento "mais precioso" que o país pode fazer para o seu desenvolvimento.

Depois de ver a renovada escola EB 2,3 desta vila duriense, o chefe do Governo disse que encerrou com "chave de ouro" a visita ao distrito de Vila Real, onde as empresas e a inovação estiveram em destaque.

"Investir na educação, desde os três anos de idade nos jardins-de-infância até ao fim do ensino superior, investir na educação e na formação de adultos ao longo de toda a vida é o investimento mais precioso que o país pode fazer para o seu desenvolvimento", afirmou.

Por isso mesmo, segundo Costa, no Programa Nacional de Reformas, na estratégia de médio prazo do país, a qualificação dos cidadãos é "absolutamente vital" e ao "longo de toda a vida".

E também, por isso, o primeiro-ministro voltou a destacar "a prioridade" de "reforçar as competências e os meios das autarquias locais".

"E reforçar as competências das autarquias não é diminuir a autonomia das escolas porque cada um deve fazer aquilo que lhe compete fazer", salientou.

De acordo com António Costa, "combinando o reforço das competências das autarquias com a autonomia das escolas e a competência que o Estado tem que manter no apoio à educação", será possível "fazer um trabalho ainda melhor do que aquele que de se tem feito".

A Escola EB 2,3 de Santa Marta de Penaguião abriu no ano letivo de 2015/16 depois de um investimento de três milhões de euros que foi concretizado em "tempo recorde" e com "derrapagem zero".

Este ano estudam ali 213 alunos dos 2º e 3º ciclos, alguns dos quais estão já a desenvolver programação de computadores, um facto que deixou o chefe do Governo admirado.

Esta escola é, para António Costa, um "excelente exemplo de como vale a pena confiar nas autarquias locais e na autonomia das escolas e dos seus docentes.

Durante o dia de hoje, António Costa visitou uma fábrica de produção de antenas para automóveis que exporta 98% da produção, o Centro de Excelência da Vinha e do Vinho, ambas no concelho de Vila Real, e lançou a primeira pedra de um hotel de cinco estrelas na Cumieira, já em Santa Marta de Penaguião.

"E tudo isto nos traz à escola. Tudo isto não era possível se não houvesse escola e a escola é a base a partir da qual qualquer criança começa a ter acesso ao conhecimento", concluiu.

Lusa


  • Vídeo 360º: nos céus de Lisboa como nunca esteve

    País

    Três Alpha Jet da Força Aérea Portuguesa estiveram presentes sobre o Jamor, durante a final da Taça entre o Benfica e o Vitória de Guimarães. A SIC e o Expresso acompanharam a passagem das aeronaves através da colocação de câmaras 360º no cockpit de duas delas.

  • "Não podemos fazer de Lisboa uma cidade para turistas"
    2:44

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no Jornal da Noite da SIC, o mandato de Fernando Medina na Câmara de Lisboa. O comentador da SIC defendeu que o autarca tem "muitos problemas por resolver" e que a Câmara tem investido "mais na recuperação de zonas em que os lisboetas praticamente não conseguem ir". Sousa Tavares disse ainda que Lisboa não pode ser uma cidade para turistas.

    Miguel Sousa Tavares

  • "Putin é uma ameaça maior do que o Daesh"
    0:24

    Mundo

    O senador norte-americano John McCain atacou Vladimir Putin dizendo que é uma ameaça maior do que o Daesh. O antigo candidato à Casa Branca acusa a Rússia de querer destruir a democracia ao tentar manipular o resultado das presidenciais dos Estados Unidos.

  • Gelado de champanhe no centro de mais uma polémica que envolve Ivanka Trump 

    Mundo

    A filha do Presidente Donald Trump está envolvida em mais uma polémica depois de uma publicação da sua marca no Twitter durante o Memorial Day, assinalado esta segunda-feira. Feriado nacional nos Estados Unidos, criado após a Guerra Civil, a data presta homenagem aos militares americanos que morreram em combate. Um dia solene, no qual muitos acolheram mal a dica da marca da atual conselheira da Casa Branca: "Façam gelados de champanhe".

  • Morreu Yoshe Oka, a "hibakusha" que avisou o Japão sobre o ataque a Hiroshima

    Mundo

    Yoshe Oka, a primeira sobrevivente de Hiroshima que informou por telefone as autoridades japonesas sobre a destruição da cidade, em 1945, morreu com 86 anos, vítima de cancro, revelou hoje a família. A "hibakusha", nome pelo qual são conhecidos os sobreviventes dos ataques a Hiroshima e Nagasaki, sofria de doenças relacionadas com os efeitos do bombardeamento. Apesar das consequências do ataque, Oka difundiu, ao longo da vida, a experiência sobre o bombardeamento tendo participado em inúmeros atos pacifistas.