sicnot

Perfil

País

Aviso amarelo no norte por causa de neve e da agitação marítima

Nuno Andre Ferreira

Todos os distritos do norte do país, à exceção de Aveiro, estão esta sexta-feira com aviso amarelo (o terceiro de uma escala de quatro) por causa de neve e a costa portuguesa por causa da agitação marítima, segundo as previsões meteorológicas.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso amarelo por causa da queda de neve vai prolongar-se nalguns casos até ao final desta sexta-feira (Bragança, Viana do Castelo, Braga, Porto e Coimbra) e noutros estende-se até às 09:00 de sábado (Vila Real, Viseu, Guarda e Castelo Branco), com previsão de queda de neve a partir dos 800/1.000 metros de altitude.

O distrito de Aveiro escapa ao aviso para a queda de neve, mas está em aviso amarelo por causa da agitação marítima até às 12:00 de sábado, assim como toda a costa portuguesa, mas na costa alentejana e algarvia o aviso estende-se até às 18:00 desta sexta-feira.

A Região Autónoma da Madeira também está hoje em aviso amarelo, num caso por causa da agitação marítima, vento e chuva (Porto Santo) e noutro por causa do vento e da precipitação (ilha da Madeira). Apenas a agitação marítima faz prolongar o aviso em Porto Santo até ao final do dia de sábado.

A agitação marítima obrigou também a fechar hoje sete barras a toda a navegação em Portugal continental, enquanto três estão condicionadas a embarcações inferiores a 30 metros (Viana do Castelo) ou inferiores a 35 metros (Aveiro e Figueira da Foz), segundo a Marinha.

O IPMA prevê para esta sexta-feira uma descida da temperatura máxima.

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:43

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje céu geralmente muito nublado. Aguaceiros, que poderão ser por vezes de granizo a partir da manhã, e que serão em geral fracos na região Sul até ao início da manhã, aumentando de intensidade e frequência nas regiões Centro e Sul partir da manhã. Queda de neve acima de 600/800 metros, subindo temporariamente a cota para 1000/1200 metros durante o dia. Condições favoráveis à ocorrência de trovoada. Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante sul, rodando gradualmente para o quadrante leste nas regiões Norte e Centro a partir do final da tarde. Pequena subida da temperatura mínima no litoral oeste. Descida da temperatura máxima.

  • Norte com aviso amarelo por causa da neve

    País

    A maioria dos distritos do norte de Portugal está com aviso amarelo (o terceiro de uma escala de quatro) por causa da neve, assim como toda a costa continental, mas por causa da agitação marítima, segundo as previsões meteorológicas.

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.