sicnot

Perfil

País

Aviso amarelo no norte por causa de neve e da agitação marítima

Nuno Andre Ferreira

Todos os distritos do norte do país, à exceção de Aveiro, estão esta sexta-feira com aviso amarelo (o terceiro de uma escala de quatro) por causa de neve e a costa portuguesa por causa da agitação marítima, segundo as previsões meteorológicas.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso amarelo por causa da queda de neve vai prolongar-se nalguns casos até ao final desta sexta-feira (Bragança, Viana do Castelo, Braga, Porto e Coimbra) e noutros estende-se até às 09:00 de sábado (Vila Real, Viseu, Guarda e Castelo Branco), com previsão de queda de neve a partir dos 800/1.000 metros de altitude.

O distrito de Aveiro escapa ao aviso para a queda de neve, mas está em aviso amarelo por causa da agitação marítima até às 12:00 de sábado, assim como toda a costa portuguesa, mas na costa alentejana e algarvia o aviso estende-se até às 18:00 desta sexta-feira.

A Região Autónoma da Madeira também está hoje em aviso amarelo, num caso por causa da agitação marítima, vento e chuva (Porto Santo) e noutro por causa do vento e da precipitação (ilha da Madeira). Apenas a agitação marítima faz prolongar o aviso em Porto Santo até ao final do dia de sábado.

A agitação marítima obrigou também a fechar hoje sete barras a toda a navegação em Portugal continental, enquanto três estão condicionadas a embarcações inferiores a 30 metros (Viana do Castelo) ou inferiores a 35 metros (Aveiro e Figueira da Foz), segundo a Marinha.

O IPMA prevê para esta sexta-feira uma descida da temperatura máxima.

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:43

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje céu geralmente muito nublado. Aguaceiros, que poderão ser por vezes de granizo a partir da manhã, e que serão em geral fracos na região Sul até ao início da manhã, aumentando de intensidade e frequência nas regiões Centro e Sul partir da manhã. Queda de neve acima de 600/800 metros, subindo temporariamente a cota para 1000/1200 metros durante o dia. Condições favoráveis à ocorrência de trovoada. Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante sul, rodando gradualmente para o quadrante leste nas regiões Norte e Centro a partir do final da tarde. Pequena subida da temperatura mínima no litoral oeste. Descida da temperatura máxima.

  • Norte com aviso amarelo por causa da neve

    País

    A maioria dos distritos do norte de Portugal está com aviso amarelo (o terceiro de uma escala de quatro) por causa da neve, assim como toda a costa continental, mas por causa da agitação marítima, segundo as previsões meteorológicas.

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • "O FC Porto não merece ser campeão"
    2:23
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    O empate do FC Porto com o Feirense foi o principal assunto do Play-Off da SIC Notícias, este domingo. Rodolfo Reis mostrou-se insatisfeito com a atitude dos jogadores do FC Porto.

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.

  • Défice recua em 2016 na zona euro e na UE

    Economia

    O défice e a dívida baixaram na zona euro e na União Europeia (UE) em 2016 face a 2015, tendo Portugal registado a terceira maior dívida (130,4%) entre os Estados-membros e um défice de 2%, segundo o Eurostat.