sicnot

Perfil

País

Cartaz lança confusão em praia australiana... e no facebook do presidente do ACP

Um cartaz a obrigar o uso de capacete para se fazer jogging lançou a confusão em Sydney há cerca de duas semanas. Ao que tudo indica era uma partida. Mas o português Carlos Barbosa, presidente do ACP, terá acreditado.

A fotografia do cartaz foi tirada por uma jornalista australiana que ficou surpreendida com a obrigatoriedade. Publicou a imagem no Facebook que rapidamente se espalhou e foi objeto de controvérsia.

O jornal Daily Mail Australia investigou e concluiu que nem a polícia nem o governo tinham a ver com o cartaz. Terá sido uma partida contra o excesso de proibições que os australianos se dizem sujeitos.

Mais de duas semanas depois, o presidente do Automóvel Clube de Portugal, Carlos Barbosa, publicou a mesma fotografia na sua página, defendendo a obrigatoriedade do uso de capacetes pelos ciclistas. É também defensor do seguro obrigatório. Ambas as medidas são contestadas por quem usa bicicleta na cidade.

Em nenhum país da União Europeia é obrigatório o uso de capacete por ciclistas, a decisão é de cada um.

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Comandante da Proteção Civil confiante nos meios de combate aos incêndios
    1:56

    País

    Depois das falhas apontadas ao sistema de comunicações SIRESP durante os incêndios do ano passado, o cComandante operacional da Proteção Civil diz que não há meios de comunicação infalíveis. Duarte Costa acredita que este verão será mais calmo do que anterior e contabiliza já mais de 2000 incêndios desde maio que não foram notícia.

  • Líderes europeus assinalam progressos para alcançar acordo sobre migrações
    2:02