sicnot

Perfil

País

Diretora-geral do Tesouro demite-se 

A diretora-geral do Tesouro demitiu-se do cargo. A notícia é avançada pelo Ministério das Finanças, num comunicado, onde revela que o pedido de cessação de funções partiu de Elsa Roncon Santos. A saída será formalizada na próxima segunda-feira.

É a segunda vez que a diretora-geral abandona o cargo.

A primeira saída aconteceu em julho de 2013, precisamente na altura em que o ministro das Finanças Vítor Gaspar apresenta a demissão e é substituído por Maria Luís Albuquerque.

Roncon Santos era um dos nomes envolvidos no caso dos swap.

Na comissão de inquérito parlamentar onde foi ouvida justificou a demissão com motivos pessoais.

Manteve-se em funções a pedido do Governo até que fosse encontrado um substituto. Algo que nunca chegou a acontecer.

Isto, porque a diretora-geral demissionária voltou a candidatar-se às mesmas funções e venceu o concurso, sendo reempossada.

Pede agora para sair. Um pedido já aceite.

Será substituída provisioramente pela subdiretora-geral do Tesouro até que seja nomeado um substituto.

O Governo espera que o processo seja concluído em breve.

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.