sicnot

Perfil

País

Há cada vez mais jovens internados por causa do vício nos videojogos

© Charles Platiau / Reuters

Há cada vez mais jovens com distúrbios provocados pelo excesso de horas a jogar videojogos. De acordo com o Jornal de Notícias, o Núcleo de Utilização Problemática de Internet (NUPI), criado em 2014 no Hospital de Santa Maria para acompanhar este tipo de casos, deu 160 consultas só em 2016.

O Instituto de Apoio ao Jogador recebeu 300 contactos. Desse número, 20% estava relacionado com o vício em videojogos.

Com o mesmo problema, a clínica privada Villa Ramadas em Alcobaça internou desde 2010 cerca de 20 jovens, a maioria com sintomas relacionados com depressão e ansiedade.

A troca de rotinas, o tempo excessivo em frente ao ecrã e a falta de comunicação com o mundo exterior levam à degradação da vida destes jovens, que segundo o responsável pela Villa Ramadas "chegam à clínica com um grau de destruição da vida ao nível dos danos causados pelo consumo de uma substância", refere em entrevista ao Jornal de Notícias.

Os 20 jovens internados nesta clínica são todos homens e com uma média de idade que ronda os 17 anos.

Ao Jornal de Notícias, a terapeuta Judite Fortuna explicou que muitas vezes estes jovens "estão numa fase que se viram contra os pais, não tem rendimento na escola nem trabalham".

Esta é uma adição de que sofrem cada vez mais jovens, resultantes das longas horas que passam à frente de um ecrã. Um problema que está a aumentar e não deve ser ignorado.

  • Mais de um milhão de crianças em risco de morrer à fome
    1:23

    Mundo

    Cerca de 1.4 milhões de crianças estão em risco iminente de morrer à fome. Deste modo, a UNICEF faz um apelo urgente de cerca de 230 milhões de euros para levar nos próximos meses comida, água e serviços médicos a estas crianças. As imagens desta reportagem podem impressionar os espectadores mais sensíveis.

  • Vídeo amador mostra destruição na Síria
    1:04

    Mundo

    A guerra na Síria continua a fazer vítimas mortais. Um vídeo amador divulgado esta segunda-feira mostra o estado de uma localidade a este de Damasco, depois de um ataque aéreo no fim-de-semana. No ataque, 16 pessoas morreram e há várias dezenas de feridos.

  • Partidos querem eleições a 1 de outubro
    1:35
  • Identificadas 10 mil vítimas de violência em 2016
    1:32
  • Homem que esfaqueou mulher em Esmoriz é acusado de homicídio qualificado
    1:24

    País

    O homem que no sábado esfaqueou a mulher em Esmoriz está acusado de homicídio qualificado. O arguido de 50 anos foi ouvido esta segunda-feira pelo juiz de instrução e ficou em prisão preventiva, uma medida fundamentada pelo perigo de fuga e de alarme. O homem remeteu-se ao silêncio durante o interrogatório, no Tribunal de Aveiro.

  • Homem condenado a oito anos e meio por abuso sexual da mãe
    1:10

    País

    O Tribunal de Coimbra condenou esta segunda-feira um homem de 53 anos a oito anos e meio de prisão por abuso sexual da mãe e ainda por crimes de roubo e coação. A mãe, de 70 anos, sofria de problemas nervosos e consumia bebidas alcoólicas com frequência, tendo sido vítima de abuso sexual por parte do filho enquanto dormia. Os crimes cometidos remetem para o início de 2016, depois do homem já ter cumprido outras penas de prisão em Espanha.

  • Jovem de 21 anos morre colhida por comboio na linha da Beira Baixa
    0:43

    País

    Uma jovem de 21 anos morreu esta segunda-feira ao ser atropelada pelo comboio Intercidades à saída da estação de Castelo Branco, na linha da Beira Baixa. A vítima foi colhida pelo comboio que seguia no sentido Lisboa-Covilhã ao atravessar a linha de caminho de ferro. Este é um local onde não existe passagem de nível, mas habitualmente muitas pessoas arriscam fazer a travessia da linha.

  • Banco do Metro com pénis gera polémica no México

    Mundo

    Um banco em formato de homem com o pénis exposto, numa das carruagens de Metro da Cidade do México, está a gerar polémica. A iniciativa integra uma campanha contra o assédio sexual de que as mulheres são vítima no país.