sicnot

Perfil

País

PS sobe, PSD afunda

Sondagem

PS sobe, PSD afunda

Os sociais-democratas voltam a cair nas intenções de voto e estão neste momento abaixo dos 30%. O PS recuperou terreno, tal como a CDU. Na popularidade todos os líderes partidários perdem estes mês, no estudo da Eurosondagem.

O PS recupera terreno este mês, com 37,8% das intenções de voto, depois de ter descido em janeiro, pela primeira vez em oito meses. A recuperação de meio ponto percentual não chega para atingir os valores anteriores, mas sublinha-se a tendência de subida que só é partilhada pela CDU, com 8,3%.

Já o PSD volta a perder votos, desde 0,8 pontos para 29,2%, depois de ter recuperado no mês passado.

O Bloco de Esquerda também desce, para 9,2%, e o CDS sobe, com 7% das intenções de voto.

Presidente desde na popularidade

Marcelo Rebelo de Sousa não pára, tem sempre uma agenda intensa, fala mais do que uma vez ao dia, mas desce na popularidade, no estudo da Eurosondagem feito para a SIC e para o Expresso.

António Costa, que tinha vindo a ganhar pontos na avaliação dos portugueses, volta a descer também - aliás, todos os líderes partidários descem e Pedro Passos Coelho é o que mais perde.

Este estudo para a SIC e para o Expresso foi realizado entre os dias 1 e 8 de Fevereiro. Resulta de 1017 entrevistas telefónicas validadas. O erro máximo da amostra é de pouco mais de 3%.

  • DIRETO: Célula terrorista preparava grande atentado na Catalunha

    Ataque em Barcelona

    Uma das vítimas mortais do atentado em Barcelona era de Lisboa e há uma outra portuguesa, a sua neta, desaparecida. A polícia procura quatro jovens e há outras quatro detenções confirmadas. Os autores dos ataques na Catalunha, que mataram 14 pessoas e feriram 140, pertenciam ao mesmo grupo. Siga aqui as últimas informações, ao minuto.

    Em atualização

  • Vídeo mostra passagem da carrinha a alta velocidade nas Ramblas
    0:33
  • O momento em que os suspeitos foram abatidos em Cambrils
    2:35

    Ataque em Barcelona

    Em Cambrils, também na Catalunha, foram mortos cinco alegados terroristas que atropelaram várias pessoas, uma morreu e seis ficaram feridas, quando escapavam a uma perseguição policial, esta madrugada. As autoridades investigam uma eventual relação entre os dois atentados. Nota: chamamos à atenção para a violência das imagens, que podem chocar os espetadores mais sensíveis.

  • Nível de ameaça terrorista em Portugal continua moderado
    1:31

    Ataque em Barcelona

    O primeiro-ministro garantiu hoje que, para já, o nível de ameaça terrorista em Portugal não vai ser alterado (o nível está no 4 em 5). Já o Presidente da República disse que não há tolerância possível e garante que há medidas preparadas caso o mesmo cenário venha a acontecer em Portugal.

  • Vento e calor provocam reacendimentos em Mação
    1:55

    País

    As temperaturas altas e o vento forte estão a provocar reacendimentos em Mação. No terreno mantêm-se cerca de 800 bombeiros, numa altura que que há receio que as chamas voltem a ficar ativas, como explica o repórter Rui Carlos Teixeira.