sicnot

Perfil

País

Cavaco lança livro sobre conversas secretas com Sócrates

Aníbal Cavaco Silva e José Sócrates durante a cerimónia de comemoração do centenário da implantação da República, 5 de outubro de 2010.

© Rafael Marchante / Reuters

O ex-presidente da República Cavaco Silva lança esta semana um livro em que revela conversas secretas com José Sócrates, enquanto primeiro-ministro.

O livro intitula-se "Quinta-feira e outros dias" e revela pormenores das audiências com o então primeiro-ministro que aconteciam nesse dia da semana.

São perto de 600 páginas divididas em 52 capítulos e três partes - a primeira uma espécie de apresentação dos dois mandatos e dos 10 anos no palácio de Belém; a segunda parte é dedicada apenas às audiências de quinta-feira às quais Sócrates chegava bem preparado mas quase sempre atrasado.

Um livro, como diz o próprio ex-Chefe de Estado, que pretende ser uma prestação de contas aos portugueses.

Será lançado na próxima terça-feira no Centro Cultural de Belém, inaugurado precisamente por Aníbal Cavaco Silva.

  • Cavaco vai revelar conversas desconhecidas do grande público
    2:39

    País

    Cavaco Silva vai revelar conversas desconhecidas do grande público tidas com Mário Soares e ex-primeiro-ministros. O livro é lançado nos próximos dias. O jornal Expresso antecipa dois capítulos, onde Cavaco diz que desconfiava das boas notícias de Sócrates e defende que um chefe de Estado deve recusar a política espectáculo.

  • Mais de 50 concelhos do país em risco máximo de incêndio

    País

    Mais de meia centena de concelhos de dez distritos do país estão hoje em risco 'máximo' de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com o IPMA, estão sob este aviso 51 concelhos dos distritos de Castelo Branco, Faro, Portalegre, Santarém, Coimbra, Leiria, Guarda, Vila Real, Viseu e Bragança.

  • "Ao contrário do que diz a direita, o futuro dos jovens é aqui"
    0:52

    Economia

    António Costa atacou esta sexta-feira à noite a direita com o aumento do emprego jovem. Perante vários jovens no acampamento nacional da Juventude Socialista, o secretário-geral do PS dirigiu-se ainda aos partidos de direita para garantir que o aumento do salário mínimo está a criar mais emprego com maior qualidade.

  • Uma viagem aérea por Pegões
    1:00
    Visão de Portugal

    Visão de Portugal

    DIARIAMENTE NO JORNAL DA NOITE

    O espaço Visão de Portugal, do Jornal da Noite da SIC, mostra o país através de imagens aéreas. A rubrica leva-nos esta sexta-feira a sobrevoar Pegões, no concelho de Tomar. 

  • Porto eleito pela terceira vez o melhor destino europeu 
    2:53

    País

    O Porto foi eleito o melhor destino europeu pela terceira vez e as distinções internacionais não param de chegar. Desta vez os elogios chegam através da norte-americana CNN. Os preços acessíveis, a gastronomia, a história e a arquitetura são os pontos da cidade que tem a rua com maior tráfego do país. 

  • Lisboa é o terceiro melhor destino de cruzeiros
    1:22

    País

    O Turismo em Lisboa tem registado um crescimento. A cultura, a arte e os preços baixos são os pontos fortes apontados pelos turistas. A capital é já considerada o terceiro melhor destino de cruzeiros. O novo terminal do porto de Lisboa e a ligação direta a Pequim deverão aumentar ainda mais o número de visitantes.

  • Ir ao Minho e a Sintra
    22:50
  • Líder da Palestina hospitalizado

    Mundo

    O Presidente palestiniano, Mahmud Abbas, de 82 anos, foi hospitalizado este sábado em Ramallah, na Cisjordânia, para se submeter a um "exame de rotina" durante algumas horas, anunciou um porta-voz.