sicnot

Perfil

País

Cavaco lança livro sobre conversas secretas com Sócrates

Aníbal Cavaco Silva e José Sócrates durante a cerimónia de comemoração do centenário da implantação da República, 5 de outubro de 2010.

© Rafael Marchante / Reuters

O ex-presidente da República Cavaco Silva lança esta semana um livro em que revela conversas secretas com José Sócrates, enquanto primeiro-ministro.

O livro intitula-se "Quinta-feira e outros dias" e revela pormenores das audiências com o então primeiro-ministro que aconteciam nesse dia da semana.

São perto de 600 páginas divididas em 52 capítulos e três partes - a primeira uma espécie de apresentação dos dois mandatos e dos 10 anos no palácio de Belém; a segunda parte é dedicada apenas às audiências de quinta-feira às quais Sócrates chegava bem preparado mas quase sempre atrasado.

Um livro, como diz o próprio ex-Chefe de Estado, que pretende ser uma prestação de contas aos portugueses.

Será lançado na próxima terça-feira no Centro Cultural de Belém, inaugurado precisamente por Aníbal Cavaco Silva.

  • Cavaco vai revelar conversas desconhecidas do grande público
    2:39

    País

    Cavaco Silva vai revelar conversas desconhecidas do grande público tidas com Mário Soares e ex-primeiro-ministros. O livro é lançado nos próximos dias. O jornal Expresso antecipa dois capítulos, onde Cavaco diz que desconfiava das boas notícias de Sócrates e defende que um chefe de Estado deve recusar a política espectáculo.

  • Marcelo não comenta proposta sobre nomeação do governador do BdP
    0:14

    Economia

    Marcelo Rebelo de Sousa não quis comentar a proposta do grupo de trabalho para a reforma da supervisão financeira, que recomenda que o governador do Banco de Portugal seja nomeado pelo Presidente da República. Marcelo não quis comentar o assunto esta quarta-feira durante a tomada de posse do Reitor da Universidade de Lisboa.

  • Habitantes da favela da Rocinha temem novo episódio violento
    2:54

    Mundo

    Localizada no Rio de Janeiro, a Rocinha, maior favela do Brasil, foi palco de um tiroteio entre traficantes, no último fim de semana. Agora, pelo terceiro dia consecutivo, a polícia do Rio de Janeiro está a fazer um cerco em algumas favelas cariocas à procura de traficantes. A comunidade está assustada e receia que episódios violentos como este se repitam.