sicnot

Perfil

País

"A coligação de esquerda superou as expectativas", diz Marcelo ao El País

MARISCAL

Marcelo Rebelo de Sousa considera que a coligação de esquerdas superou as expectativas. Numa entrevista ao jornal espanhol El País, o Presidente da República diz que Portugal vive uma experiência inédita.

Rebelo de sousa diz que, depois de uns primeiros meses difíceis, com o crescimento do PIB quase nulo, o Governo demonstrou que mantinha o défice controlado.

O chefe de Estado considera que o Executivo português tinha "um complexo problema bancário" e "muitos problemas conjuntos", mas deu "passos em frente" e "agora, há que ir mais longe no crescimento e reformas estruturais da administração".

O artigo do El País refere que Marcelo Rebelo de Sousa é uma figura atípica, que cumpriu o que prometeu na campanha eleitoral de "construir pontes e fechar feridas".

  • António Guterres, "o governante mais amado desde sempre em democracia"
    2:27

    País

    António Guterres foi distinguido com o grau de honoris causa pela Universidade de Lisboa. A cerimónia decorreu esta manhã e contou com a presença do Presidente da República e do primeiro-ministro. Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que Guterres foi o governante mais amado da democracia portuguesa.