sicnot

Perfil

País

Aumenta a esperança pela continuação dos norte-americanos nas Lajes

A esperança em relação à continuidade da presença militar norte-americana nos Açores está a aumentar. Várias figuras próximas da nova administração Trump têm defendido a importância da base das lajes para os Estados Unidos da América.

A primeira reunião entre o grupo criado para acompanhar o processo está marcada para maio, mas as conversas começaram ainda antes da tomada de posse.

Sabe-se que o tema foi abordado pelo embaixador português em Washington com um conselheiro de Trump e por Marcelo Rebelo de Sousa com o próprio presidente norte-americano, quando lhe telefonou a felicitá-lo pela eleição.

A perspetiva do Governo português é que a presença militar norte-americana na Terceira possa passar pela segurança marítima e pela criação de um centro científico e tecnológico de interesse estratégico para os Estados Unidos.

A favor de Portugal, está ainda o interesse chinês pela base das Lajes, que é visto com desconfiança por Washington.

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite