sicnot

Perfil

País

Aumenta a esperança pela continuação dos norte-americanos nas Lajes

A esperança em relação à continuidade da presença militar norte-americana nos Açores está a aumentar. Várias figuras próximas da nova administração Trump têm defendido a importância da base das lajes para os Estados Unidos da América.

A primeira reunião entre o grupo criado para acompanhar o processo está marcada para maio, mas as conversas começaram ainda antes da tomada de posse.

Sabe-se que o tema foi abordado pelo embaixador português em Washington com um conselheiro de Trump e por Marcelo Rebelo de Sousa com o próprio presidente norte-americano, quando lhe telefonou a felicitá-lo pela eleição.

A perspetiva do Governo português é que a presença militar norte-americana na Terceira possa passar pela segurança marítima e pela criação de um centro científico e tecnológico de interesse estratégico para os Estados Unidos.

A favor de Portugal, está ainda o interesse chinês pela base das Lajes, que é visto com desconfiança por Washington.

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.