sicnot

Perfil

País

Aviso laranja na Madeira por causa da chuva forte

A Região Autónoma da Madeira está hoje sob aviso laranja, o segundo mais grave, até meio da tarde por causa da chuva forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, até às 09:00 está a vigorar o aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, que subirá para laranja a partir dessa hora e até às 15:00.

Estão previstos períodos de chuva e aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada. O vento será moderado a forte (25 a 40 km/h) de sudoeste, soprando forte (40 a 50 km/h) com rajadas até 80 km/h nas terras altas.

Também as ilhas açorianas do Grupo Central (S. Jorge, Pico, Faial, Terceira e Graciosa) estão hoje com aviso amarelo, igualmente por causa da chuva.

Lusa

  • Captura ilegal de cavalos-marinhos na Ria Formosa
    3:02

    País

    Há cada vez menos cavalos marinhos na Ria Formosa. Cientistas da Universidade do Algarve dizem que a maior população desta espécie no mundo, que é a que existe na Ria Formosa, está ameaçada devido à captura ilegal para o mercado asiático. Dizem que, se nada for feito para travar este fenómeno, esta espécie protegida pode desaparecer em poucos anos.