sicnot

Perfil

País

Português condenado a 11 anos de prisão pela morte de compatriota em Londres

© Toby Melville / Reuters

O português Mário Te foi condenado por um tribunal britânico a 11 anos e meio de prisão pelo homicídio involuntário do compatriota Bradley Quaresma no ano passado, revelou esta terça-feira a polícia britânica.

A sentença foi declarada na segunda-feira no tribunal criminal central de Old Bailey, em Londres, após um julgamento que se prolongou por três semanas.

O crime sucedeu a 21 de julho de 2016, quando Bradley Quaresma, de 20 anos, foi apunhalado mortalmente às 15:10 horas em Stratford Park, no este de Londres, durante uma discussão entre ambos, que estavam com um grupo de jovens.

No tribunal, foi descrito como Mário Te, atualmente com 21 anos, fugiu, se desfez da arma e tentou sair do país ajudado por familiares. Acabou por ser capturado ao sair do comboio em França e enviado de volta ao Reino Unido.

Durante o julgamento, parte das discussões centraram-se em como Mário Te teve acesso à arma, que, segundo a polícia, estava escondida no parque.

Porém, o júri decretou que o homicídio não foi premeditado, mas involuntário.

Num depoimento transmitido pela polícia britânica, a família de Bradley Quaresma referiu a "saudade" que sente do jovem, que descreve como "adorável" e "carismático" e que pretendia estudar arquitetura na universidade.

"O 21 de julho será para sempre um dia negro para nós. Não passa um dia sem que Bradley Quaresma não seja lembrado pelo seu sorriso contagioso, o seu amor pela família e pelo se bom coração, mas o dia 21 foi o dia em que tudo isso acabou, em que o nosso mundo acabou", lamentou.

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC