sicnot

Perfil

País

Protesto contra Acordo Ortográfico liga Academia das Ciências ao Tribunal Constitucional

O Acordo Ortográfico passou a ser aplicado a 1 de janeiro do ano passado nos documentos do Estado e no ano letivo 2011/2012 no sistema educativo

O grupo "Em aCção contra o Acordo Ortográfico" anunciou hoje a realização de um "cordão humano" entre a Academia das Ciências de Lisboa (ACL) e o Tribunal Constitucional, na capital portuguesa, na quinta-feira às 17:00.

Esta ação "visa apoiar as recentes iniciativas da ACL com vista a assinalar, junto do poder político, os extensos atropelos à Língua contidos no Acordo Ortográfico de 1990 (AO90)", afirma o grupo em comunicado enviado à Lusa.

O grupo conta com "mais de 75 mil membros", e qualifica a iniciativa como "simbólica", ligando, através de um "cordão humano", os trezentos metros que separam as duas instituições, localizadas junto à rua de O Século, em Lisboa.

Pretendem os promotores da iniciativa "instar a Assembleia da República a ponderar uma via de regresso, perante o caos ortográfico instalado e as perturbações fonológicas observáveis no Português, ambos em função da tentativa de aplicação do AO90".

Segundo o grupo "Em aCção contra o Acordo Ortográfico", "a ACL foi enxovalhada e subalternizada, como tem acontecido sempre desde o início deste processo de delapidação da Língua, por imposição estatal".

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos suburbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.