sicnot

Perfil

País

Autarquia encerrou escolas em Setúbal devido ao nível elevado de dióxido de enxofre

RUI MINDERICO

Esta quinta-feira, todas as escolas do concelho de Setúbal estão encerradas por ordem da Câmara Municipal. O nível de dióxido de enxofre registado está 500 vezes acima da média. No armazém da Sapec, em Mitrena, continuam esta quinta-feira mais de 10 veículos e 13 operacionais.

A decisão da autarquia de encerrar todas as escolas do conselho surge na sequência das recomendações da Direção Geral de Saúde, que alerta para a existência de riscos para a saúde humana devido ao elevado nível de enxofre.

Francisco George, diretor-geral da Saúde, aconselha a população da península de Setúbal a proteger-se. Crianças, idosos e doentes crónicos não devem sair de casa, nem abrir as janelas.

Até ao momento, não foram comunicados quaisquer casos de doença ou sintomas derivados da situação.

Segundo as autoridades, os níveis de dióxido de enxofre registados no ar dispararam devido à dificuldade em extinguir o incêndio nos armazéns da Sapec, e também à nuvem de fumo que não se dissipou.

À agência Lusa, uma investigadora afirmou que as concentrações de dióxido de enxofre acima do habitual, devido ao incêndio, chegaram até ao Porto, mas que os níveis estavam a voltar ao normal.

Segundo fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal, pelas 07:30 desta quinta-feira permaneciam no local 12 veículos e 13 operacionais, incluindo bombeiros e condutores das máquinas utilizadas nas operações de rescaldo nos armazéns de enxofre, um produto tóxico.

O incêndio nos armazéns de enxofre da Sapec, em Setúbal, deflagrou na madrugada de terça-feira.

Com Lusa

  • Ministério Público abre inquérito ao incêndio da SAPEC
    2:13

    País

    O Ministério Público abriu um inquérito para averiguar eventuais responsabilidades criminais no incêndio da fábrica da SAPEC, em Setúbal. A nuvem de enxofre continua a ser uma ameaça e uma preocupação para as autoridades de saúde, que recomendam que crianças, idosos e doentes respiratórios fiquem em casa - e que os eventos desportivos realizados ao ar livre sejam suspensos.

  • Armazém da Sapec totalmente destruído pelo fogo
    2:41

    País

    Seis pessoas ficaram feridas durante o combate às chamas na fábrica da Sapec Agro em Setúbal. Por causa do fumo tóxico, as escolas foram encerradas e a Proteção Civil pediu às pessoas das localidades mais próximas para que não saíssem de casa.

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.