sicnot

Perfil

País

Autarquia encerrou escolas em Setúbal devido ao nível elevado de dióxido de enxofre

RUI MINDERICO

Esta quinta-feira, todas as escolas do concelho de Setúbal estão encerradas por ordem da Câmara Municipal. O nível de dióxido de enxofre registado está 500 vezes acima da média. No armazém da Sapec, em Mitrena, continuam esta quinta-feira mais de 10 veículos e 13 operacionais.

A decisão da autarquia de encerrar todas as escolas do conselho surge na sequência das recomendações da Direção Geral de Saúde, que alerta para a existência de riscos para a saúde humana devido ao elevado nível de enxofre.

Francisco George, diretor-geral da Saúde, aconselha a população da península de Setúbal a proteger-se. Crianças, idosos e doentes crónicos não devem sair de casa, nem abrir as janelas.

Até ao momento, não foram comunicados quaisquer casos de doença ou sintomas derivados da situação.

Segundo as autoridades, os níveis de dióxido de enxofre registados no ar dispararam devido à dificuldade em extinguir o incêndio nos armazéns da Sapec, e também à nuvem de fumo que não se dissipou.

À agência Lusa, uma investigadora afirmou que as concentrações de dióxido de enxofre acima do habitual, devido ao incêndio, chegaram até ao Porto, mas que os níveis estavam a voltar ao normal.

Segundo fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal, pelas 07:30 desta quinta-feira permaneciam no local 12 veículos e 13 operacionais, incluindo bombeiros e condutores das máquinas utilizadas nas operações de rescaldo nos armazéns de enxofre, um produto tóxico.

O incêndio nos armazéns de enxofre da Sapec, em Setúbal, deflagrou na madrugada de terça-feira.

Com Lusa

  • Ministério Público abre inquérito ao incêndio da SAPEC
    2:13

    País

    O Ministério Público abriu um inquérito para averiguar eventuais responsabilidades criminais no incêndio da fábrica da SAPEC, em Setúbal. A nuvem de enxofre continua a ser uma ameaça e uma preocupação para as autoridades de saúde, que recomendam que crianças, idosos e doentes respiratórios fiquem em casa - e que os eventos desportivos realizados ao ar livre sejam suspensos.

  • Armazém da Sapec totalmente destruído pelo fogo
    2:41

    País

    Seis pessoas ficaram feridas durante o combate às chamas na fábrica da Sapec Agro em Setúbal. Por causa do fumo tóxico, as escolas foram encerradas e a Proteção Civil pediu às pessoas das localidades mais próximas para que não saíssem de casa.

  • O resgate dos passageiros do naufrágio em Cascais
    1:48
  • É importante que "as pessoas não tenham medo" de denunciar o tráfico humano
    0:48

    País

    Manuel Albano, relator nacional para o tráfico de pessoas, concorda com a ideia de que é necessário continuar a investir na inspeção e na fiscalização para travar o tráfico de seres humanos, mas rejeita a denúncia do sindicato dos trabalhadores do SEF, que esta quinta-feira alertou para a "falta de controlo".

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
  • Salas de consumo assistido previstas na lei há 17 anos
    3:01
  • O que faz um guaxinim às duas da manhã num quartel de bombeiros?

    Mundo

    Os animais são muitas vezes os protagonistas de histórias incríveis ou até insólitas. Desde o cão mais pequeno ao urso mais assustador. Desta vez, o principal interveniente é um guaxinim, que foi levado até um quartel de bombeiros por uma dona muito preocupada. Porquê? O animal estava sob o efeito de drogas.

    SIC

  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC

  • Presidente do Uganda quer proibir sexo oral

    Mundo

    O Presidente do Uganda emitiu um aviso público durante um conferência de imprensa anunciando que vai banir a prática de sexo oral no país. Yoweri Museveni justifica o ato, explicando que "a boca serve para comer".

    SIC