sicnot

Perfil

País

GNR intensifica fiscalização a pesados de hoje a domingo

(Arquivo)

ANTONIO COTRIM/ LUSA

A GNR vai intensificar, entre esta quinta-feira e domingo, a fiscalização aos veículos pesados de mercadorias e passageiros nas vias com maior volume de tráfego deste tipo de veículos.

Em comunicado sobre a operação "Tispol - Truck and Bus Operation", a GNR explica que, nas ações de fiscalização, será controlado o peso dos veículos e os tacógrafos (que regista os tempos de condução, pausas, tempos de repouso, viciação e manipulação), o acondicionamento e transporte de carga e as condições técnicas dos veículos.

Além disso, será também feito controlo à condução sob efeito do álcool e controladas infrações de natureza fiscal, aduaneira e ambiental.
Durante 2016, foram fiscalizados 20.664 tacógrafos de viaturas pesadas, dos quais 57% (11.737) apresentavam irregularidades relativas à utilização dos equipamentos, destacando-se as verificadas nos tempos de condução/repouso.

A mesma operação será realizada em todos os países da Europa e enquadra-se no plano definido pela European Traffic Police Network (Tispol), organismo que congrega todas as polícias de trânsito da Europa, no qual a GNR é representante nacional, e pelo Euro Controle Route, um grupo de serviços de controlo das estradas europeias cujo objetivo é o de melhorar a segurança rodoviária.

Lusa

  • "Miúdos de 5 e 6 anos a perguntar: a minha casa ardeu, o meu pai está queimado?"
    4:55
  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.