sicnot

Perfil

País

Casal de linces ibéricos libertado no Vale do Guadiana

A nova época de libertações de linces inicia-se esta sexta-feira. Dois linces ibéricos, um macho e uma fêmea, que se encontravam em cativeiro em Silves, vão passar a viver em meio natural em Mértola, no Vale do Guadiana.

Noudar e Niassa são os primeiros animais libertados este ano. Ao contrário dos progenitores, que fizeram parte do arranque do Programa de Reprodução em Cativeiro, o casal não teve contacto direto com humanos.

No Vale do Guadiana foram libertados, desde 2015, 17 animais, dos quais 12 possuem já territórios estabilizados na área do Sítio Rede Natura 2000 Guadiana. Todos são regularmente monitorizados por uma equipa no terreno.

Até março serão libertados oito linces no concelho de Mértola, todos nascidos em cativeiro

Estas ações integram o projeto “Recuperação da Distribuição Histórica do Lince Ibérico em Espanha e Portugal", co-financiado pela Comissão Europeia.

  • Há 22 linces-ibéricos na natureza em Portugal e estão todos bem
    2:14

    País

    Mesmo no período do Natal e Ano Novo, há sempre alguém do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas de serviço para assegurar a monitorização dos linces libertados em Mértola, desde 2014. Ao todo, vivem no meio natural 22 animais, incluindo 5 crias, algumas já quase a emancipar-se dos cuidados das mães. A SIC acompanhou o trabalho de Carlos Carrapato, biólogo do Parque Natural do Vale do Guadiana, que procurava confirmar se o macho Mel estava bem, após a realização de uma montaria no território que tem ocupado. Imagens dos animais Pedro Sarmento/ICNF

  • Japão ganha nova esperança ao derrotar a Colômbia (2-1)

    Mundial 2018 / Colômbia

    No primeiro jogo do grupo H, a Colômbia foi derrotada pelo Japão. Um dos momentos altos do jogo aconteceu logo ao minuto 4 quando, na sequência de uma falta de Carlos Sanchez, o árbitro assinalou um penálti a favor da equipa japonesa. O colombiano levou um cartão vermelho, depois de ter intercetado um remate do Japão com a mão. Apesar da desvantagem numérica, a Colômbia iguala o marcador aos 39 minutos com um livre de Quintero. Contudo, Yuya Osako colocou o Japão novamente em vantagem aos 73 min.

  • Hospitais públicos à beira da rutura
    2:28
  • Repitam comigo: Portugal vai ser campeão do Mundo
    4:56
  • OMS inclui dependência dos videojogos na lista de doenças mentais

    Mundo

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu a dependência de videojogos na lista de doenças mentais, uma possibilidade que tinha sido prevista no início do ano e que foi anunciada esta segunda-feira. Este pode ser mais um argumento para os pais limitarem o tempo de acesso dos filhos às consolas, computadores e todos os dispositivos com videojogos.

    SIC

  • "Estou a ser posta porta fora (...) faço o que vocês me disserem"
    2:43
  • Morreu o orangotango mais velho do mundo

    Mundo

    O orangotango mais velho do mundo morreu aos 62 anos no jardim zoológico de Perth, no norte da Austrália, deixando 54 descendentes, anunciou esta terça-feira a instituição.

  • Milionários aumentam... e as suas fortunas também

    Mundo

    O número de milionários mundiais cresceu em 2017 e o seu nível de riqueza aumentou pelo sexto ano consecutivo, ultrapassando pela primeira vez os 70 biliões de dólares (60,5 biliões de euros), segundo um estudo divulgado esta terça-feira.