sicnot

Perfil

País

DGS volta a incluir homossexuais no grupo de risco para dar sangue

© Toby Melville / Reuters

A Direção-Geral de Saúde voltou a incluir os homossexuais no grupo de risco para dar sangue. O jornal Público desta sexta-feira cita o novo texto sobre a triagem de dadores que entrou em vigor esta semana.

A DGS considera, de forma explícita, os homossexuais e bissexuais como população com "risco infeccioso acrescido" e "elevada prevalência de infecção por VIH".

A nova norma sobre triagem de dadores entrou em vigor esta semana e a versão atualizada do documento contrária a posição assumida pela DGS há menos de 5 meses.

Esta subpopulação de risco é agora identificada lado a lado com "utilizadores de drogas" e "trabalhadores do sexo".

Questionado pelo Público dias antes da publicação da nova norma, José Alexandre Diniz disse que o texto sofreria "ligeiras alterações".

Assim, quem tiver tido relações com pessoas pertencentes a subpopulações de risco, fica impedido de dar sangue por um período de 12 meses. A categoria inclui homossexuais e bissexuais.

A Direção-Geral de saúde diz que não há discriminação, mas o ministro da Saúde está a analisar o processo.

  • Rui Santos revela novos e-mails que envolvem o Benfica
    1:52
    Tempo Extra

    Tempo Extra

    3ª FEIRA 23:00

    No programa da SIC Notícias Tempo Extra, Rui Santos revelou esta terça-feira que o blogue de Hugo Gil, associado ao Benfica, partilhou informação privilegiada da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol) com várias figuras do clube da Luz.

  • "É preciso namorar bem para que o namoro dê certo"
    2:31
  • Governo vai proibir refeições nos monumentos com estatuto de panteão
    0:53

    País

    O Governo vai acabar com as refeições no Panteão Nacional e em edifícios com estatuto semelhante, como os mosteiros dos Jerónimos e da Batalha. A decisão foi anunciada esta terça-feira pelo ministro da Cultura, no Parlamento. Luís Filipe Castro Mendes esclareceu que a decisão surge no âmbito da revisão do regulamento sobre os monumentos.

  • O Futuro Hoje na maior feira eletrónica de consumo do mundo
    5:14