País

Licença para furar ao largo de Aljezur suscita perguntas do Bloco ao Governo

Licença para furar ao largo de Aljezur suscita perguntas do Bloco ao Governo

O Bloco de Esquerda quer saber com que fundamento a ministra do Mar anunciou em setembro do ano passado que o furo ao largo de Aljezur se iria realizar este ano. O título atribuído em janeiro ao consórcio ENI/GALP, para fazer um furo de prospeção de petróleo, já tinha suscitado crítica unânime das associações cívicas e dos autarcas dos municípios abrangidos que se opõem à prospeção e exploração de petróleo em terra e no mar.

  • Ministra do Mar remete explicações sobre furo ao largo de Aljezur para Economia
    1:17

    País

    À margem da apresentação do roteiro para uma estratégia industrial das energias renováveis oceânicas, esta terça-feira em Lisboa, a ministra do Mar disse à SIC que "a nossa prioridade, do Governo e do Ministério do Mar, em termos de energias oceânicas são as energias renováveis". Ana Paula Vitorino recusou contudo explicar os pormenores do processo, remetendo mais esclarecimentos para o ministro da Economia.

  • Bloco quer esclarecimentos do Governo sobre prospeção de petróleo ao largo de Aljezur

    País

    O Bloco de Esquerda pediu esta semana esclarecimentos aos ministérios do Mar e da Economia, sobre a prospeção de hidrocarbonetos ao largo de Aljezur. O grupo parlamentar bloquista quer saber com que fundamento a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, anunciou numa conferência nos EUA, em setembro do ano passado, que a prospeção começaria em 2017. Nessa altura, o prazo da concessão "Santola" de prospeção e pesquisa de petróleo na bacia do Alentejo, a realizar pelo consórcio ENI / Galp, terminava no final de 2016.

  • Há uma praga de gaivotas no Porto
    2:13
  • Construção civil volta a crescer
    0:49

    Economia

    Depois de anos a ser um dos setores mais penalizados pela crise a construção civil voltou a crescer. Em 2017 foram licenciados quase 19 mil edifícios, um aumento de 10% em relação ao ano anterior. 

  • Novo vídeo mostra rapazes tailandeses a dizer que estão bem e a agradecer apoio
    2:07