sicnot

Perfil

País

Conselho da FCHS marca reunião de urgência após polémico cancelamento de palestra

O Conselho da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa marcou uma reunião, com caráter de urgência, para esta sexta-feira, sobre a responsabilidade social da faculdade e a liberdade de expressão. A reunião foi convocada pelo presidente do conselho, Francisco Pinto Balsemão, na sequência do caso do cancelamento da conferência de Jaime Nogueira Pinto.

O encontro, que contará com a presença do reitor da Nova, está marcada para esta sexta-feira às 15h30.

Entretanto, a Associação Académica de Coimbra manifestou-se hoje solidária com os dirigentes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, que foram alegadamente ameaçados. A associação de Coimbra aprovou mesmo uma moção de apoio aos estudantes de Lisboa, que se opuseram à realização da palestra e que dizem ter sido depois intimidados por supostos elementos da extrema-direita.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da associação recusa-se, no entanto, a fazer mais comentários sobre o caso.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • 700 milhões para armamento e equipamento militar
    1:16

    País

    Portugal vai investir nos próximos anos 700 milhões de euros em armas e equipamento militar. Segundo a imprensa de hoje, o objetivo é colocar algumas áreas das Forças Armadas a um nível similar ao dos outros aliados da NATO. É o maior volume de programas de aquisição dos últimos anos e parte das verbas vão beneficiar a indústria portuguesa que fabrica aviões, navios-patrulha, rádios e sistemas de comando e controlo.

  • Princesa Diana morreu há 20 anos. Filhos falam pela 1ª vez da intimidade
    1:15