sicnot

Perfil

País

Conselho da FCHS marca reunião de urgência após polémico cancelamento de palestra

O Conselho da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa marcou uma reunião, com caráter de urgência, para esta sexta-feira, sobre a responsabilidade social da faculdade e a liberdade de expressão. A reunião foi convocada pelo presidente do conselho, Francisco Pinto Balsemão, na sequência do caso do cancelamento da conferência de Jaime Nogueira Pinto.

O encontro, que contará com a presença do reitor da Nova, está marcada para esta sexta-feira às 15h30.

Entretanto, a Associação Académica de Coimbra manifestou-se hoje solidária com os dirigentes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, que foram alegadamente ameaçados. A associação de Coimbra aprovou mesmo uma moção de apoio aos estudantes de Lisboa, que se opuseram à realização da palestra e que dizem ter sido depois intimidados por supostos elementos da extrema-direita.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da associação recusa-se, no entanto, a fazer mais comentários sobre o caso.

  • A fuga dos PIDES
    20:08
  • Dominado incêncio no centro de tratamento de resíduos da Tratolixo
    1:55

    País

    O fogo na Tratolixo, em Trajouce, deflagrou esta segunda-feira à noite. As chamas foram controladas a meio da manhã pelos bombeiros. No local estão 133 operacionais, apoiados por 51 veículos. O fogo não fez vítimas nem danos materiais. O vento dificultou o combate às chamas.

  • Duas execuções no mesmo dia pela primeira vez em 17 anos nos EUA

    Mundo

    O estado norte-americano do Arkansas (sul) executou, na noite de segunda-feira, dois condenados à morte, o que sucede pela primeira vez em 17 anos no país, anunciou a procuradora-geral daquele estado. Jack Jones e Marcel Williams, condenados separadamente na década de 1990 à pena capital por violação e assassínio, receberam uma injeção letal depois de diferentes tribunais terem rejeitado os respetivos recursos, afirmou Leslie Rutledge, em comunicado.