sicnot

Perfil

País

Ciclovia vai ligar Vila Franca de Xira a Lisboa em 2018

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira pretende construir até 2018 um percurso ciclável, de 44,5 quilómetros, para ligar o município ao Parque das Nações, em Lisboa, anunciou esta sexta-feira a autarquia.

No total, a autarquia ribatejana, no distrito de Lisboa, pretende implementar uma rede de ciclovias que cubra todo o concelho, numa extensão de 100 quilómetros, constituindo a ligação a Lisboa, com passagem também pelo município de Loures, a primeira fase deste projeto, segundo explicou à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita (PS).

O autarca referiu que esta primeira fase irá representar um investimento de sete milhões de euros, tendo sido sujeito a uma candidatura intermunicipal (Vila Franca de Xira, Loures e Lisboa) a fundos comunitários, no âmbito do Portugal2020.

"Será uma possibilidade de promoção de Vila Franca de Xira porque haverá pessoas que nos passarão a poder visitar de bicicleta. Esta rede de ciclovias será uma complementaridade muito importante para a nossa estratégia de promoção", sublinhou.

Contudo, Alberto Mesquita ressalvou que "o objetivo não é promover uma competição entre a bicicleta e o automóvel", mas sim dar outras alternativas às pessoas e fazer com que possam "usufruir da beleza do Tejo".

Depois de concluída a primeira fase deste projeto estão previstas mais duas fases, com um total de 42,5 quilómetros, ainda sem um previsão para a sua conclusão.

Neste momento, o município de Vila Franca de Xira já dispõe de uma rede de ciclovias com 13 quilómetros.

Entretanto, contactada pela Lusa fonte da Câmara Municipal de Loures explicou que o município terá uma ligação com Vila Franca de Xira na localidade de Santa Iria da Azoia.

A mesma fonte adiantou que se trata de um troço de 300 metros, que estará concluído em junho.

Lusa

  • O que o mundo diz sobre o busto de Cristiano Ronaldo

    Desporto

    O Aeroporto Cristiano Ronaldo foi inaugurado esta quarta-feira. A notícia foi dada pelos meios de comunicação de todo o mundo, que não deixaram passar o busto do jogador português, apresentado pelo próprio. A estátua foi amplamente comentada e analisada, com palavras como "terrível", "duvidoso" e "bizarro".

    Ana Rute Carvalho

  • Mulher detida ao tentar atropelar polícias junto ao Capitólio, em Washington

    Mundo

    Agentes da polícia abriram fogo contra uma mulher (e não um homem, ao contrário do que inicialmente se disse) que conduzia um carro perto do Capitólio e tentava atropelá-los, segundo o Departamento da Polícia Metropolitana de Washington. A mulher foi detida mas a polícia garante que não se tratou de um ato terrorista.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.