sicnot

Perfil

País

Vento faz desviar 18 aviões na Madeira e cancela três voos

Aeroporto Internacional da Madeira.

Octávio Passos

O vento forte que atinge esta segunda-feira o aeroporto da Madeira continua a condicionar o movimento de aviões, tendo sido desviadas, até às 16:30, 18 aeronaves.

De acordo com fonte da estrutura aeroportuária, que falava perto das 16:30, estão "cinco aviões na ilha do Porto Santo, 10 nas ilhas Canárias, um em Faro e dois em Lisboa ", afirmou.

Devido às condições adversas, foram cancelados quatro voos, disse a mesma fonte.

De acordo com a previsão para esta segunda-feira do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o vento pode chegar aos 85 quilómetros/hora na zona lesta da ilha da Madeira, local da pista do aeroporto, condição que se deve manter até perto do final do dia.

Num destes aviões deveria ter chegado a prémio Nobel da Literatura Svetlana Alexievich, que vai participar na edição deste ano do Festival Literário da Madeira e que deveria ter sido recebida pelo presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, numa audiência entretanto adiada.

O arquipélago da Madeira está esta segunda-feira sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte e agitação marítima, informou o IPMA.

A Capitania do Porto do Funchal aconselhou esta segunda-feira o regresso das embarcações aos portos de abrigo devido aos avisos de agitação marítima e de vento forte.

Lusa

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Marcelo descobre que vê mal "ao longe à esquerda"
    2:05

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa recebeu uma declaração dos médicos contra a despenalização da eutanásia. A audiência ao atual bastonário e cinco antecessores acontece a uma semana do tema ir a debate no Parlamento, e no dia em que o Presidente da República foi a estrela do Dia da Segurança Infantil. Marcelo aproveitou para fazer um rastreio à visão e concluiu que tem que estar "atento", à esquerda, ao longe".

  • PS "vai ficar em banho-maria durante anos" por causa de Sócrates
    0:59

    País

    Miguel Sousa Tavares considera que o PS vai ficar em "banho-maria" durante anos por causa de José Sócrates. Em entrevista na SIC Notícias, o comentador criticou os dirigentes socialistas pela forma como se tentaram demarcar do ex-primeiro-ministro e disse que António Costa devia ter tomado uma atitude mais concreta.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC