sicnot

Perfil

País

BTL abre amanhã as portas com Portugal e Turismo de Natureza em destaque

A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) abre as portas esta quarta-feira, com os dois primeiros dias dedicados apenas a profissionais, numa edição em que se destacam destinos nacionais, o Turismo de Natureza e se esperam mais de 75 mil visitantes.

Entre esta quarta-feira e domingo, na FIL (Parque das Nações, em Lisboa), a 29.ª edição vai concentrar-se na oferta turística nacional, com a região autónoma da Madeira a surgir como destino convidado e Viseu como cidade convidada.

A organização também já anunciou a "forte aposta" de municípios que decidiram, pela primeira vez, investir em espaços próprios, como Alenquer, Barcelos, Esposende, Mafra, Nisa, Penamacor e São Pedro do Sul.Mas entre os destinos internacionais chegam presenças inéditas no certame como a Argentina, Taipé, Zimbabué, Colômbia, África do Sul, Peru, Galiza (Espanha) e Minas Gerais (Brasil), segundo afirmou a diretora da BTL, Fátima Vila Maior, na apresentação do evento, há um mês.

Para a promoção do Turismo de Natureza, a BTL contará com uma zona com painéis ilustrativos da flora e da fauna dos parques naturais de Portugal e empresas e entidades com serviços e explicações para os interessados.

Em 2017, a "oferta de propostas deve aumentar 20 a 30%", contabilizou a organização, com base nos pedidos dos operadores para disponibilização de mais meios tecnológicos e de mais espaço.Se os profissionais podem deslocar-se todos os dias, com um bilhete de 10 euros, o público em geral poderá marcar presença de sexta-feira a domingo, pagando entradas que variam entre os 2,50 euros e os cinco euros.

Fátima Vila Maior informou haver empresas que criam produtos para vender especificamente na BTL, pelo que "prevê muito boas ofertas para o público" entre os 1.200 expositores.Confirmadas estão as presenças de todas as entidades regionais de Turismo e 30 municípios, além de 42 destinos internacionais, numa área total de mais de 37 mil metros quadrados.

A BTL terá pela primeira vez um 4º pavilhão, com um espaço dedicado à gastronomia. Como em anos anteriores, o pavilhão 1 recebe entidades nacionais de promoção, o pavilhão 2 serviços e empresas de hotelaria, e no pavilhão 3 estarão operadores e distribuidores turísticos e agências de viagens.

Na FIL haverá ainda espaço para 'startups' (empresas em início de atividade), programas dedicados a crianças, empresas fora da área - como seguradoras, bancos e consultoras -, e para o 'Hosted Buyers', que este ano traz 400 compradores internacionais, que deverão agendar, diariamente, pelo menos seis reuniões.

Também haverá prémios para 'blogs', exposição de projetos de 'design' de interiores e reforço da parceria com a Associação Empresarial de Ourém-Fátima em ano de centenário das aparições relatadas por três crianças.


Lusa

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC