sicnot

Perfil

País

BTL abre amanhã as portas com Portugal e Turismo de Natureza em destaque

A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) abre as portas esta quarta-feira, com os dois primeiros dias dedicados apenas a profissionais, numa edição em que se destacam destinos nacionais, o Turismo de Natureza e se esperam mais de 75 mil visitantes.

Entre esta quarta-feira e domingo, na FIL (Parque das Nações, em Lisboa), a 29.ª edição vai concentrar-se na oferta turística nacional, com a região autónoma da Madeira a surgir como destino convidado e Viseu como cidade convidada.

A organização também já anunciou a "forte aposta" de municípios que decidiram, pela primeira vez, investir em espaços próprios, como Alenquer, Barcelos, Esposende, Mafra, Nisa, Penamacor e São Pedro do Sul.Mas entre os destinos internacionais chegam presenças inéditas no certame como a Argentina, Taipé, Zimbabué, Colômbia, África do Sul, Peru, Galiza (Espanha) e Minas Gerais (Brasil), segundo afirmou a diretora da BTL, Fátima Vila Maior, na apresentação do evento, há um mês.

Para a promoção do Turismo de Natureza, a BTL contará com uma zona com painéis ilustrativos da flora e da fauna dos parques naturais de Portugal e empresas e entidades com serviços e explicações para os interessados.

Em 2017, a "oferta de propostas deve aumentar 20 a 30%", contabilizou a organização, com base nos pedidos dos operadores para disponibilização de mais meios tecnológicos e de mais espaço.Se os profissionais podem deslocar-se todos os dias, com um bilhete de 10 euros, o público em geral poderá marcar presença de sexta-feira a domingo, pagando entradas que variam entre os 2,50 euros e os cinco euros.

Fátima Vila Maior informou haver empresas que criam produtos para vender especificamente na BTL, pelo que "prevê muito boas ofertas para o público" entre os 1.200 expositores.Confirmadas estão as presenças de todas as entidades regionais de Turismo e 30 municípios, além de 42 destinos internacionais, numa área total de mais de 37 mil metros quadrados.

A BTL terá pela primeira vez um 4º pavilhão, com um espaço dedicado à gastronomia. Como em anos anteriores, o pavilhão 1 recebe entidades nacionais de promoção, o pavilhão 2 serviços e empresas de hotelaria, e no pavilhão 3 estarão operadores e distribuidores turísticos e agências de viagens.

Na FIL haverá ainda espaço para 'startups' (empresas em início de atividade), programas dedicados a crianças, empresas fora da área - como seguradoras, bancos e consultoras -, e para o 'Hosted Buyers', que este ano traz 400 compradores internacionais, que deverão agendar, diariamente, pelo menos seis reuniões.

Também haverá prémios para 'blogs', exposição de projetos de 'design' de interiores e reforço da parceria com a Associação Empresarial de Ourém-Fátima em ano de centenário das aparições relatadas por três crianças.


Lusa

  • IPSS no Seixal alvo de processo e auditoria financeira
    1:47

    País

    A Segurança Social está fazer mais uma inspeção total a uma IPSS, agora na Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal. A fiscalização já recolheu documentação e está agora a passar a pente fino as contas, os serviços e todos os procedimentos da Instituição.

    Investigação SIC - Hoje no Jornal da Noite

    SIC

  • "Vai custar muito a voltarmos à realidade"
    2:22
  • Ministro alemão elogia Centeno que está otimista com o futuro da Zona Euro
    1:13

    Economia

    Mário Centeno diz que a Zona Euro tem um futuro positivo pela frente e acredita que o grupo dos países do euro está alinhado num projeto comum. Declarações do novo presidente do Eurogrupo no final de um encontro com o ministro das Finanças alemão, em Berlim. Peter Altmaier deu Portugal como exemplo de sucesso e reconheceu que foi um erro dividir a Europa entre Norte e Sul durante os anos da crise.

  • Trump mentalmente apto para ser Presidente dos EUA

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos foi na semana passada sujeito aos exames médicos anuais obrigatórios. O médico oficial da Casa Branca informou esta terça-feira que Donald Trump está de "excelente" saúde, não apenas física, mas também mental. As dúvidas sobre as capacidades cognitivas de Trump ganharam força após as revelações feitas no livro "Fire and Fury: Inside the Trump White House".

    SIC

  • Quando o frio até as pestanas congela

    Mundo

    Os termómetros desceram até aos - 67º Celsius em Yakutia, 5.300 quilómetros a Este de Moscovo, na Rússia. Nesta região, os estudantes estão habituados a manter as rotinas, mesmo quando as valores chegam aos - 40º Celsius, mas esta terça-feira as autoridades encerraram escolas e aconselharam a população a ficar em casa, longe do frio que até as pestanas congela.

    SIC