sicnot

Perfil

País

PJ faz buscas em Lisboa em investigação internacional por fraude de milhões na Bélgica

A Polícia Judiciária (PJ) realizou duas buscas na área de Lisboa no âmbito de uma investigação internacional a empresas de transportes belgas, que terão lesado a Segurança Social deste país em cerca de sete milhões de euros.

"A investigação visa três empresas de transportes belgas, que recorrerão aos serviços de uma organização criminosa a operar em Portugal e na Eslováquia, cuja atividade consiste em contornar as leis da Segurança Social. Estas empresas belgas são suspeitas de terem cometido fraudes à Segurança Social belga em montante próximo dos sete milhões de euros", refere uma nota enviada pela PJ à agência Lusa.


A PJ, através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e no âmbito de carta rogatória que corre termos no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), integra uma equipa de investigação conjunta internacional, denominada de "Operação Octopus", com autoridades policiais francesas, belgas e eslovacas.


"No âmbito desta operação, a Polícia Judiciária Federal da Flandres Oriental, com a colaboração dos serviços de inspeção social, realizou 12 buscas em Bruxelas, Malines, Wavre-Sainte-Catherine, Hamme e Pervijse", acrescenta a PJ.


No decorrer destas buscas realizadas noutros países, segundo a nota, foram detidas duas pessoas e apresentadas cinco para interrogatório judicial, além de as autoridades belgas terem apreendido dez viaturas.

Lusa

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.