sicnot

Perfil

País

Armazém para resíduos nucleares de Almaraz em consulta pública a partir de 2ª feira

Armazém para resíduos nucleares de Almaraz em consulta pública a partir de 2ª feira

O ministro do Ambiente anunciou, esta terça-feira à tarde no Parlamento, a criação de uma equipa de piquete 24 horas por dia, 7 dias por semana, para reforçar a fiscalização ambiental. João Matos Fernandes falava perante a Comissão parlamentar de Ambiente, que requereu a audição do ministro sobre a poluição do Tejo. Na mesma audição, João Matos Fernandes anunciou que a consulta pública sobre o projeto de construção do armazém para resíduos nucleares da central de Almaraz vai começar dia 21 de março. Todos os cidadãos e organizações interessados poderão participar através do portal Participa.

  • Almaraz: nuclear até quando?
    22:41

    Reportagem Especial

    Portugal recusou o nuclear para produzir energia elétrica, mas Espanha, mesmo aqui ao lado, já tinha optado por essa via e cerca de 22% da eletricidade que produz provém de centrais nucleares. Duas delas usam a água do Tejo nos sistemas de refrigeração. E a de Almaraz está a apenas cerca de 100km da fronteira.

  • A fuga dos PIDES
    20:08
  • Dominado incêncio no centro de tratamento de resíduos da Tratolixo
    1:55

    País

    O fogo na Tratolixo, em Trajouce, deflagrou esta segunda-feira à noite. As chamas foram controladas a meio da manhã pelos bombeiros. No local estão 133 operacionais, apoiados por 51 veículos. O fogo não fez vítimas nem danos materiais. O vento dificultou o combate às chamas.

  • Duas execuções no mesmo dia pela primeira vez em 17 anos nos EUA

    Mundo

    O estado norte-americano do Arkansas (sul) executou, na noite de segunda-feira, dois condenados à morte, o que sucede pela primeira vez em 17 anos no país, anunciou a procuradora-geral daquele estado. Jack Jones e Marcel Williams, condenados separadamente na década de 1990 à pena capital por violação e assassínio, receberam uma injeção letal depois de diferentes tribunais terem rejeitado os respetivos recursos, afirmou Leslie Rutledge, em comunicado.