sicnot

Perfil

País

Primeiro-ministro elogia "grandes capacidades" da Marinha

O primeiro-ministro, António Costa, destacou as "grandes capacidades" da Marinha, na primeira visita ao ramo, destinada a avaliar as necessidades, numa altura em que se prepara a revisão da Lei de Programação Militar.

"Para o ano temos de fazer a revisão da Lei de Programação Militar e portanto é importante irmos fazendo as avaliações das necessidades de forma a podermos ter uma lei de programação que corresponda às prioridades do desenvolvimento do país", disse.

Na Base Naval de Lisboa, António Costa subiu a bordo da fragata D. Francisco de Almeida, visitou exposições sobre o dispositivo dos fuzileiros, mergulhadores, Instituto Hidrográfico e Autoridade Marítima Nacional, o Comando Marítimo e a Escola de Tecnologias Navais.

No final da visita, em que participaram o ministro da Defesa, Azeredo Lopes, o secretário de Estado da Defesa, Marcos Perestrello, e o chefe da Marinha, almirante Silva Ribeiro, o primeiro-ministro elogiou as "grandes capacidades" da Marinha.

"Foi uma visita de trabalho para poder verificar as grandes capacidades da nossa Marinha que desempenha função essencial na Defesa Nacional mas também na investigação, na segurança das populações, na informação sobre o imenso potencial que Portugal tem com o mar que dispõe", declarou.

A visita à Marinha foi a primeira do mandato de António Costa por ser o ramo mais antigo, segundo o gabinete do primeiro-ministro. Até ao fim do ano, Costa deverá visitar a Força Aérea e o Exército.Com um efetivo 7.780 militares, a Marinha espera preencher este ano 90 % das necessidades de recrutamento, apontada recentemente pelo almirante Silva Ribeiro como a principal dificuldade do ramo.

Para a renovação da frota, em parte envelhecida, está em curso a modernização de 4 patrulhas costeiros e a construção de dois navios patrulha oceânicos. De acordo com um balanço distribuído à imprensa, em 2016 a Marinha salvou 457 vidas em 715 ações de busca e salvamento marítimo.

Quanto à participação em missões internacionais, a Marinha empenhou 23 militares em 2016, somando 523 nos últimos dez anos.

Lusa

  • Costa garante segurança no novo curso de Comandos
    0:32

    País

    O primeiro-ministro considera que o novo curso de Comandos que arranca no próximo mês mantém a exigência mas garante a segurança dos formandos. Declarações de António Costa aos jornalistas no final de uma visita à Marinha na base naval de Lisboa.

  • Aeroporto Cristiano Ronaldo? Nem todos os madeirenses estão de acordo
    2:21
  • Hotel inovador na Madeira
    2:23

    Economia

    O grupo Pestana está a construir no Funchal, um novo e único hotel, através de uma técnica inovadora que quase não utiliza cimento. Este vai ser o primeiro hotel do mundo construído com um sistema modular desenvolvido em Portugal. O hotel vai ter 77 quartos e vai ficar construído em apenas seis meses. O maior grupo hoteleiro português admite recorrer a este novo sistema em futuros hotéis.

  • Fatura da água a dobrar
    2:26

    Economia

    Desde o início do ano que a população de Celorico de Basto está a receber duas faturas da água para pagar. Tanto a Câmara como a Águas do Norte reclamam o direito a cobrar pelo serviço. Contactada pela SIC, a Entidade Reguladora esclarece que o município não pode emitir faturas e tem de devolver o dinheiro.

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43

    Daesh

    Há suspeitas de que o Daesh tenha criado uma vala comum com cerca de seis mil corpos a sul de Mossul, no Iraque. A área em redor estará minada. A revelação é de uma equipa de reportagem da televisão britânica Sky News.

  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.