sicnot

Perfil

País

Papa reúne-se com Marcelo e Costa e está menos de 24 horas em Fátima

© Tony Gentile / Reuters

Tem chegada prevista para as 16:20 de 12 de maio e partida marcada para as 15:00 do dia seguinte. O Papa Francisco vai estar menos de 24 horas em Portugal na peregrinação a Fátima, segundo o programa hoje revelado.

O programa da peregrinação de Francisco para o centenário das aparições, anunciado hoje, às 11:00, em simultâneo em Fátima e em Roma, prevê um "encontro privado" com Marcelo Rebelo de Sousa na Base Aérea de Monte Real, a 12 de maio, e com António Costa, na manhã de 13 de maio.

Depois de aterrar às 16:20 de 12 de maio na Base Aérea de Monte Real, o Papa visita a capela da base, antes do encontro privado de 30 minutos com o Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa.

Segue depois da base em helicóptero até ao estádio de Fátima, deslocando-se numa viatura aberta até ao santuário, de acordo com o programa.

Às 18:15, tem prevista a primeira oração, na Capelinha das Aparições. À noite, fará uma saudação durante a Benção das Velas, também na capela.

A manhã de sábado, 13 de maio, começa com um encontro com o primeiro-ministro, António Costa, e com uma visita à Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Pelas 10:00, começa a missa no recinto do santuário, com uma homilia de Francisco, além de uma saudação aos doentes.

O Papa almoça com os bispos portugueses na Casa Nossa Senhora do Carmo, estando prevista a cerimónia de despedida na base de Monte Real para as 14:45 e a partida do avião de volta a Roma para as 15:00, pode ainda ler-se no programa anunciado em Fátima e em Roma.


Lusa

  • Papa abençoou imagem de Nossa Senhora de Fátima no Vaticano
    2:26

    Mundo

    O Papa Francisco denunciou esta quarta-feira empresas e governos que facilitam a redução de postos de trabalho para acumularem mais lucros. Foi na audiência semanal, na praça de S. Pedro, onde Francisco abençoou uma imagem da Nossa Senhora de Fátima a pedido de católicos chineses, como testemunharam os enviados especiais da SIC ao Vaticano.

  • Papa pode vir a canonizar pastorinhos na visita a Fátima
    1:54

    País

    A canonização dos videntes de Fátima a 13 de maio é ainda uma possibilidade. O processo decorre na Santa Sé e, como apuraram os enviados especiais da SIC, não estará excluída ainda a hipótese de ser o Papa a canonizar Francisco e Jacinta, em Fátima. D. José Saraiva Martins iniciou o processo depois da beatificação dos pastorinhos, em 2000.

  • Autocarros esgotados para a visita do Papa a Fátima
    1:10

    País

    A maioria da frota de autocarros de aluguer já está reservada para os dias da visita do Papa a Fátima em Maio. À semelhança da hotelaria nalguns casos as cerca de 3000 mil viaturas existentes no país para este tipo de serviço já foi requisitada há vários meses.

  • O que o mundo diz sobre o busto de Cristiano Ronaldo

    Desporto

    O Aeroporto Cristiano Ronaldo foi inaugurado esta quarta-feira. A notícia foi dada pelos meios de comunicação de todo o mundo, que não deixaram passar o busto do jogador português, apresentado pelo próprio. A estátua foi amplamente comentada e analisada, com palavras como "terrível", "duvidoso" e "bizarro".

    Ana Rute Carvalho

  • Mulher detida ao tentar atropelar polícias junto ao Capitólio, em Washington

    Mundo

    Agentes da polícia abriram fogo contra uma mulher (e não um homem, ao contrário do que inicialmente se disse) que conduzia um carro perto do Capitólio e tentava atropelá-los, segundo o Departamento da Polícia Metropolitana de Washington. A mulher foi detida mas a polícia garante que não se tratou de um ato terrorista.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.