sicnot

Perfil

País

Governo tem "plano de emergência" para salvar ilha do Tejo em risco de submersão

O Ministério do Ambiente fez hoje saber que está a elaborar "um plano de emergência" para intervir no Mouchão da Póvoa, uma ilha particular localizada no estuário do Tejo que corre o risco de ficar submersa.

Numa nota enviada à agência Lusa, fonte do Ministério do Ambiente admitiu que o Mouchão da Póvoa se encontra "em avançado estado de degradação" e referiu que já foi pedida à Associação Portuguesa do Ambiente (APA) que elabore um "plano de intervenção, cofinanciado pelo Fundo Ambiental".

A mesma nota sublinha que a área afetada "ainda se situa no domínio público" mas, tendo "utilização privada, competiria à empresa proprietária proceder à realização das obras".

Nesse sentido, a tutela ressalva que terá de ser mais tarde "ressarcida pelos custos da intervenção de emergência".

O Ministério do Ambiente não perspetivou uma data nem qual será a verba necessária para intervir no Mouchão da Póvoa.

A Lusa tentou contactar, sem sucesso, o proprietário do Mouchão da Póvoa.

O Mouchão da Póvoa, com 1200 hectares, é um dos três mouchões existentes no concelho de Vila Franca de Xira (distrito de Lisboa) e caracteriza-se pela atividade agrícola ali desenvolvida pelos proprietários.

Há um ano, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira alertou a APA para a existência de um "rombo grave" num dos diques de proteção do Mouchão, solicitando que o proprietário da ilha pudesse ali realizar "uma intervenção urgente".

Contudo, há uma semana, o presidente daquela autarquia, Alberto Mesquita (PS), referiu à Lusa que a "ausência de uma resposta célere" por parte da APA fez com que o Ministério do Ambiente tivesse assumido, no início deste mês, um compromisso com a autarquia de que iriam ser feitas obras "rapidamente".

A situação do Mouchão da Póvoa já motivou várias manifestações de preocupação tanto a nível local como nacional.

Na segunda-feira, a presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, visitou os mouchões de Vila Franca de Xira e alertou o Governo para a necessidade de uma "intervenção urgente", sublinhado que o estado atual do Mouchão da Póvoa "coloca em causa a biodiversidade do estuário do Tejo e a atividade agrícola ali existente".

Lusa

  • Mouchão da Póvoa em risco de desaparecer
    1:58

    País

    A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira alerta para o risco de desaparecimento do Mouchão da Póvoa, uma dos três mouchões do Tejo, no concelho. Em causa está a falta de autorização, pedida à Agência Portuguesa do Ambiente, para uma intervenção de emergência nos diques.

  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.

  • Escola de Vagos castiga alunos por protesto contra a homofobia e preconceito

    País

    Os alunos da Escola Secundária de Vagos, no distrito de Aveiro, organizaram um protesto contra o que consideram homofobia e preconceito. Segunda-feira, depois de duas alunas se terem beijado foram chamadas à direção da escola, que as terá informado que não podiam beijar-se em público. O protesto foi gravado e partilhado nas redes sociais. Em declarações à SIC Notícias, um dos alunos disse que todos os envolvidos no protesto vão ser alvos de um processo disciplinar. O Bloco de Esquerda já pediu esclarecimentos ao Ministério da Educação.

    EXCLUSIVO

    Rita Pedras