sicnot

Perfil

País

Redução do número de alunos por turma vai abranger 200 mil estudantes

A redução do número de alunos por turma, que avança no próximo ano letivo nos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), vai abranger 200 mil estudantes, disse esta quarta-feira o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

"Trabalhamos já para que no próximo ano essa redução possa acontecer para números pré-2013", afirmou Tiago Brandão Rodrigues aos jornalistas, em Coimbra.

Quase mil escolas "vão beneficiar desta redução do número de alunos por turma", algo que o ministro da Educação acredita ser "positivo também em todo o processo" de ensino e aprendizagem.

"Os meios sócio-economicamente desfavoráveis têm na diminuição do número de alunos por turma uma consequência mais positiva", sublinhou.

O ministro disse que o Governo pretende "que esta redução se possa estender a todos os agrupamentos" de escolas do país.

No ano letivo de 2017-2018, "já é possível fazê-lo no início de ciclo nestas escolas que são uma prioridade", salientou o ministro da Educação, no final de uma visita à Escola Básica de Solum Sul, na área urbana de Coimbra, destinada a assinalar o arranque do terceiro período letivo.

O programa TEIP é uma iniciativa governamental que abrange atualmente 137 agrupamentos e escolas não agrupadas localizados em "territórios económica e socialmente desfavorecidos, marcados pela pobreza e exclusão social, onde a violência, a indisciplina, o abandono e o insucesso escolar mais se manifestam".

Os objetivos centrais do programa, são "a prevenção e redução do abandono escolar precoce e do absentismo, a redução da indisciplina e a promoção do sucesso educativo de todos os alunos", segundo a página da internet da Direção-Geral da Educação.

Lusa

  • SAD do Benfica duplica lucros

    Desporto

    O Benfica fechou a época passada com lucros de 44,5 milhões de euros, mais do dobro do registado na época anterior. São os mais elevados de que há registo.

  • Peritos mundiais debatem doenças neurodegenerativas em Lisboa
    3:04
  • "O Benfica é atacado e não há ninguém que fale e que dê a cara?"
    6:05
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    Depois do artigo publicado no blog "Geração Benfica", Rui Gomes da Silva reiterou esta segunda-feira, em O Dia Seguinte da SIC Notícias, algumas das críticas à estrutura do clube. O antigo vice-presidente do Benfica defendeu Luís Filipe Vieira, Rui Vitória e Nuno Gomes. E acusou novamente Rui Costa de passividade e os vice-presidentes de não darem a cara. 

  • Governo aconselha pais a fazerem queixa de manuais em mau estado
    2:31
  • Acha que este padre sabe dançar?
    2:22