sicnot

Perfil

País

Polícias protestam em Lisboa e entregam reivindicações a António Costa

MIGUEL A. LOPES

Cerca de 200 polícias participam esta quinta-feira num "desfile de protesto", em Lisboa, para entregar ao primeiro-ministro um documento reivindicativo com os principais problemas do setor.

Organizado pela Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP), o "desfile de protesto" realiza-se entre o Jardim de Santos e a residência do primeiro-ministro, contando com a presença de delegados e dirigentes da ASPP/PSP que participaram hoje à tarde numa assembleia-geral onde aprovaram o documento reivindicativo que vão entregar a António Costa.

Entre as principais reivindicações estão a conclusão dos concursos de promoção de polícias abertos em 2016 para todas as categorias, a publicação das listas de antiguidades e dos 800 profissionais que reúnem os requisitos para a pré-aposentação, disse aos jornalistas o presidente da ASPP/PSP.

Paulo Rodrigues adiantou que os polícias exigem também o cumprimento na totalidade do estatuto profissional da PSP, como a "rápida homologação das avaliações de 2016", uma vez que o aumento dos dias de férias só se pode concretizar através desta via.

Estas são as questões que a ASP/PSP quer que o Governo resolva até junho, caso contrário Paulo Rodrigues avançou que serão feitas várias ações de luta, podendo passar por uma grande manifestação de polícias.

Outros problemas do setor estão relacionados com a operacionalidade da PSP, nomeadamente a falta de equipamentos, viaturas e falta de condições nas instalações policiais.

A ASPP/PSP entende que estas questões operacionais têm de começar a ser solucionadas durante o ano de 2017.

Lusa

  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Várias granadas e munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • Detido antigo diretor regional do BES na Madeira

    Queda do BES

    Foi detido o antigo diretor do Banco Espírito Santo da Madeira, no âmbito do chamado processo ao Universo GES. João Alexandre Silva tinha sido também o representante do BES na Venezuela, onde a instituição portuguesa abriu várias agências em diversas cidades e tinha cerca de 7600 clientes domiciliados.

    Notícia SIC

  • Couves, arroz integral e bróculos biológicos com pesticidas sintéticos
    2:29
  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Crise na Venezuela faz aumentar casos de desnutrição infantil
    2:13
  • Mulher mata namorado em brincadeira com arma no Youtube

    Mundo

    Uma mulher do Minnesota, nos EUA, está a ser acusada de disparar mortalmente sobre o namorado quando ambos faziam um vídeo para publicar no Youtube. Monaliza Perez, de 20 anos, foi detida depois de disparar sobre Pedro Ruiz, que segurava um livro junto ao seu peito, confiante que seria o suficiente para parar a bala.

  • Comissão Europeia adota plano contra resistência a antibióticos

    Mundo

    A Comissão Europeia adotou, hoje, um plano para combater a resistência aos antibióticos, uma ameaça que mata anualmente 25 mil pessoas na União Europeia (UE) e custa 1,5 mil milhões de euros. Em paralelo ao plano, apresenta ainda regras para um "uso prudente de antibióticos".