sicnot

Perfil

País

Ultraleve alemã de matrícula alemã aterra em pista não certificada em Palmela

Um ultraleve de matrícula alemã, com dois ocupantes a bordo, aterrou na pista da herdade de Rio Frio, no concelho de Palmela, disse esta quinta-feira à agência Lusa fonte do Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Setúbal.

O piloto, de nacionalidade alemã e 57 anos, explicou à GNR que descolou pelas 10h00 de terça-feira de Granada, no sul de Espanha, e que aterrou cerca das 12h50 na pista de terra batida da herdade de Rio Frio "supostamente autorizado por uma torre de controlo".

Fontes ligadas ao setor da aviação adiantaram à Lusa que a pista em causa "é privada e que não está certificada" pelo regulador nacional, a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), para que possa ser utilizada numa operação aérea.

A GNR suspeita de uma "falha de comunicação" entre o piloto, que seguia a bordo com uma mulher, e o controlo do trafego aéreo, acrescentando que esta pista é normalmente usada para aterragens e descolagens de aeronaves ligeiras envolvidas em operações de pulverização agrícola.

O piloto alemão contou aos militares da GNR que se deslocou a Portugal para passar férias.

A GNR já informou a Autoridade Nacional de Aviação Civil da ocorrência.

Lusa

  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.