sicnot

Perfil

País

Mais de 360 detidos esta semana, maioria por conduzir sob efeito de álcool

(Lusa/Arquivo)

PAULO CUNHA

Mais de 360 pessoas foram detidas esta semana, a maioria por condução sob o efeito de álcool, segundo a Guarda Nacional Republicana (GNR).

No conjunto de operações desenvolvidas pela GNR além da atividade diária e que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta e fiscalização rodoviária, foram detidas 134 pessoas por condução sob efeito do álcool, 72 por conduzirem sem habilitação legal e 17 por tráfico de droga.

Outras 11 foram detidas por posse ilegal de arma e sete por furto, acrescenta a GNR, em comunicado.

Nestas operações, que decorreram entre os dias 14 e 20 de abril, foram detetadas 8.957 infrações rodoviárias, entre as quais 4.259 excessos de velocidade, 353 por falta de inspeção periódica obrigatória e 330 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei.

Foram igualmente registadas 320 infrações por incorreta utilização do cinto de segurança e/ou cadeirinhas para crianças, 315 relacionadas com tacógrafos e 301 por uso de telemóvel durante a condução.

No âmbito do combate à criminalidade, a GNR apreendeu 994 doses de haxixe, 84 de cocaína, 13 armas de fogo, 397 munições de vários calibres, 17 armas brancas, 13 veículos, 111 quilos de folha de tabaco, 1.197 artigos contrafeitos e 1.207 euros em numerário.

Lusa

  • Os efeitos dos incêndios na natureza
    2:46

    País

    Cheias frequentes, erosão dos solos e contaminação dos rios e albufeiras são as previsões unânimes da comunidade científica para os próximos tempos, na sequência dos incêndios florestais. À SIC, o hidrobiólogo Adriano Bordalo Sá e o investigador de recursos florestais Rui Cortes alertam: é necessário começar a tratar da terra queimada o mais rapidamente possível.

  • Número de vítimas mortais dos incêndios sobe para 45

    País

    Uma pessoa que estava internada no Hospital da Prelada, Porto, na sequência dos incêndios do dia 15 nas regiões Centro e Norte, morreu hoje, anunciou a unidade hospitalar, subindo assim para 45 o número de vítimas mortais daqueles fogos.

  • "Isto é quase como uma faca nas costas"
    0:40
  • Achado inédito encontrado na nau de Vasco da Gama naufragada em Omã

    Mundo

    Uma equipa de investigadores afirma ter encontrado, ao largo da costa de Omã, o mais antigo instrumento de navegação alguma vez descoberto. O achado arqueológico é um astrolábio e terá sido localizado no meio do que resta da nau Esmeralda, da frota de Vasco da Gama, naufragada no Oceano Índico em 1503.

    SIC

  • Eurodeputados homenageiam vítimas dos fogos
    1:38

    País

    A União Europeia vai doar os 50 mil euros do prémio Princesa das Astúrias às populações afetadas pelos incêndios em Portugal e Espanha. A Comissão Europeia continua a avaliar o pedido ao Fundo Europeu de Solidariedade, mas o pedido deverá ainda ser atualizado para incluir os prejuízos causados pelos incêndios da semana passada.