sicnot

Perfil

País

Pai retoma protesto contra adoção da filha após ser hospitalizado

O homem que estava há três dias em greve de fome e sede, junto ao Tribunal de Estarreja, contra a adoção da filha por terceiros, retomou o protesto após ter sido esta sexta-feira hospitalizado por desidratação, disse fonte dos Bombeiros.

Em declarações à Lusa, o comandante dos Bombeiros de Estarreja, Ernesto Rebelo, disse que foram chamados ao local, porque o homem, de 42 anos, teria caído, aparentemente devido a uma quebra de tensão.

"Ele estava sentado e caiu para o lado", disse o mesmo responsável, adiantando que o homem "entrou na ambulância pelo pé dele".

O advogado Aníbal Pinto, que representa o grevista, confirmou que o seu cliente foi internado esta tarde no Hospital de Aveiro, mas já retomou a greve de fome e de sede.

"No Hospital deram-lhe uma dose de soro reforçado e ele, quando acordou, assinou um termo de responsabilidade e foi outra vez para a porta do tribunal", disse o causídico.

Apesar de "entender o desespero deste homem", o advogado diz que se demarca da posição da greve de fome e apela a que alguém "olhe para este caso".

O homem contesta a decisão do tribunal de Família e Menores de Estarreja de ter dado a filha de oito anos para adoção.

Aníbal Pinto diz que não pode fazer nada pelo seu cliente, porque a decisão já transitou em julgado.

O processo teve início em 2010, quando a menina, então com dois anos, foi colocada numa instituição de acolhimento, após o pai ter sido condenado a três anos de prisão por condução sem carta e a mãe ter cometido uma tentativa de suicídio.

Depois disso, o casal tentou, sem sucesso, recuperar a menina, que acabou por ser mandada para adoção em 2015.

Lusa

  • Pai em greve de fome à porta do tribunal
    1:50

    País

    A Justiça tirou-lhe a filha e enviou-a para adopção. Paulo Fernandes está há três dias sem comer nem beber à porta do Tribunal de Estarreja. É um protesto desesperado contra alegados erros face de uma decisão que já transitou em julgado.

  • 6 polícias feridos e 4 detidos em manifestação pela morte de português em Londres
    1:29

    Mundo

    A manifestação começou ainda durante a tarde deste domingo, na capital britânica e culminou em violência, com 6 polícias feridos, 4 pessoas detidas e a evacuação de uma das principais estações de transportes da zona leste da Londres. Os manifestantes acusam a polícia britânica de agressão na noite de 15 de junho, quando um português, de 25 anos, foi mandado parar pela polícia. O jovem acabou por morrer no hospital 5 dias depois.

  • Novo avião da TAP a lembrar o passado
    1:32
  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01

    País

    Um avião da TAP voltou a cruzar-se este domingo com um drone, enquanto se preparava para aterrar no aeroporto de Lisboa. A aproximação deu-se a 900 metros de altitude e passou muito perto da asa da aeronave. Este é o 10.º incidente com drones este ano e o 6.º este mês.

  • Os russos adoram Portugal
    2:48

    Taça das Confederações

    Os portugueses que foram à Rússia para a Taça das Confederações ficaram surpreendidos pela forma calorosa com que todos foram recebidos. Cristiano Ronaldo é o grande responsável por esta paixão pelo nosso país.

    Enviados SIC

  • Naufrágio na Colômbia registado em vídeo
    2:11

    Mundo

    Um barco de turismo naufragou na Colômbia, ontem à tarde. A bordo estavam cerca de 170 passageiros. Há pelo menos seis mortos confirmados e 28 pessoas continuam desaparecidas. O barco afundou-se ao largo de uma barragem, perante o olhar incrédulo de dezenas de pessoas.

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.