sicnot

Perfil

País

Pescadores dos Açores com rendimentos mensais entre 100 e 200 euros

A Cooperativa Porto de Abrigo e o Sindicato Livre dos Pescadores entregam na segunda-feira, no Parlamento, uma petição na qual alertam para os baixos salários dos pescadores da ilha de São Miguel, nos Açores.

"A esmagadora maioria dos (as) profissionais da ilha de São Miguel auferiram rendimentos médios mensais entre os 100 e os 200 euros", lê-se no documento a entregar aos deputados regionais.

Segundo o documento a que a agência Lusa teve acesso, a quebra de rendimentos da pesca, nos últimos anos, fez "regredir as capturas ao nível mais baixo desde 1974", traduzindo-se em rendimentos líquidos para os pescadores que "ferem a dignidade dos (e das) profissionais e famílias".

As direções da cooperativa e da estrutura sindical acentuam que a quebra de capturas e de rendimentos se regista em "todos os grupos de espécies demersais, atuns e pequenos pelágicos" como o chicharro e cavala.

Os autores da petição alertam para o "estado de falência de grande número de pequenos armadores-pescadores", que se traduz na taxa de atividade das embarcações "mais baixa de sempre".

Os responsáveis pela Porto de Abrigo e pelo sindicato afirmam que "cresce, sem qualquer controlo, a pesca informal", tendo a frota polivalente local e costeira com pesca dirigida aos demersais sofrido uma redução de 25%, ou seja, 152 embarcações entre 2010 e 2016, depois de uma "subida excessiva, e não prevista", entre 2005 e 2010.

A Cooperativa Porto de Abrigo e o Sindicato Livre dos Pescadores vão fornecer segunda-feira aos parlamentares dados relativos à evolução da pesca desde a adesão à União Europeia (1986), o que permitirá verificar como foi realizada a reconversão da modernização, através do "inevitável abate de grande número de embarcações do segmento da pesca local".

A exposição aponta que se "cometeram erros a partir do ano de 2005, quando eram já conhecidos os limites dos stocks", particularmente das espécies costeiras locais, tendo, simultaneamente, sido "reduzidas drasticamente as zonas de pesca".

Na sequência do documento, os responsáveis pretendem "apresentar propostas concretas" a serem adotadas pelo Governo dos Açores e através de iniciativas legislativas por parte da Assembleia Regional dos Açores e Assembleia da República.

O secretário do Mar, Ciência e Tecnologia dos Açores revelou, entretanto, em março, que está em curso um diagnóstico das pescas, para a adoção de medidas que visem combater os problemas com que o setor se confronta.

Gui Menezes disse que, uma vez concluído o relatório interno de avaliação que os serviços da secretaria regional estão a elaborar, iria ser iniciado um "processo de reflexão sobre medidas para obviar alguns dos problemas" e encontradas soluções em conjunto com os parceiros do setor.

Lusa

  • Trump convida Putin a visitar EUA

    Mundo

    O Presidente dos EUA, Donald Trump convidou o homólogo russo a visitar a Casa Branca e Vladimir Putin ter-se-á mostrado disponível a visitar o país em breve, segundo a agência de notícia russa RIA Novosti que cita o chefe da diplomacia de Moscovo.

  • Hoje é notícia 

    País

    O PSD leva a debate parlamentar a reprogramação do atual quadro comunitário, desafiando os partidos a pronunciarem-se sobre a proposta inicial do Governo, que considera "não servir o país". Os parceiros sociais e o Governo reúnem-se na Concertação Social para discutirem o Programa Nacional de Reformas. O Sporting de Braga procura alcançar o Sporting no 3º lugar da I Liga, ao defrontar o Marítimo na abertura da 31.ª jornada.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
  • Salas de consumo assistido previstas na lei há 17 anos
    3:01

    País

    Dezassete anos depois, Lisboa vai ter as primeiras salas de consumo assistido, vulgarmente conhecidas como salas de chuto. O objetivo é apoiar os mais de 1400 toxicodependentes sinalizados e evitar a propagação de doenças.

  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC