sicnot

Perfil

País

Tripulantes de cabine da SATA estendem greve aos dias 1 e 2 de junho

Os tripulantes de cabine da transportadora Azores Airlines e SATA Air Açores vão estender a greve a "todos os voos" nos dias 1 e 2 de junho, além dos dias 1 e 2 de maio já comunicados, foi esta sexta-feira anunciado.

O novo pré-aviso de greve, a que a agência Lusa teve acesso, foi esta sexta-feira enviado a ambas as companhias aéreas do grupo SATA.

No documento é referido que o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) considera serviços mínimos "todas as ligações aéreas programadas a fazer face a situações de emergência médica, as ligações que permitam duas descolagens e aterragens nas ilhas de São Miguel e Terceira e uma aterragem e descolagem nas restantes ilhas do arquipélago, com exceção daquelas onde nesses dias não existiriam ligações aéreas".

Segundo o sindicato, "serão respeitadas as datas festivas do Santo Cristo, um dos momentos religiosos anuais que mais pessoas do arquipélago e da diáspora reúne na cidade de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

No caso da Azores Air Lines, que liga o arquipélago com o exterior, no dia 1 de junho será realizado apenas o voo Lisboa/Horta/Lisboa, às 08h00, e no dia 2 de junho o voo Lisboa/Horta/Lisboa, também à mesma hora.

Na semana passada foi anunciado que os tripulantes de cabine da Azores Airlines, antiga SATA Internacional, e da SATA Air Açores iriam estar em greve nos dias 1 e 2 de maio, assegurando apenas três voos de serviços mínimos.

O incumprimento de vários pontos do acordo de empresa, assim como de alguns protocolos assinados são os principais motivos apontados pelo sindicato para estas paralisações.

Esta sexta-feira decorreu em Lisboa uma reunião convocada pela Comissão de Trabalhadores, na qual apenas o presidente do Conselho de Administração da SATA, Paulo Menezes, esteve presente.

Contactado pela Lusa, Bruno Fialho, do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil, admitiu ter recebido um convite da Comissão de Trabalhadores (CT) para a reunião, o qual foi declinado, por entender que "seria inútil falar com a CT sobre as razões que levaram ao pré-aviso de greve".

"Infelizmente, a administração da SATA continua a desrespeitar os tripulantes de cabine do grupo, considerando mais urgente reunir para esclarecer a Comissão de Trabalhadores do que solucionar os problemas existentes", considera em comunicado o sindicato.

Além disso, adiantam que foi feito um pedido do sindicato para reunir com Paulo Menezes no dia 24 de abril, em Lisboa, o qual "não mereceu qualquer resposta", obrigando agora a uma tomada de posição, que passou por convocar mais dois dias de greve em junho.

"No entanto comunicamos à empresa que continuamos abertos ao diálogo para que seja encontrada uma solução", garante o sindicato.

A Lusa tentou contactar o presidente do Conselho de Administração, Paulo Menezes, mas sem sucesso até ao momento.

Paulo Menezes já tinha exortado o SNPVAC a retirar o primeiro pré-aviso de greve, considerando haver condições para dialogar desde que não seja posta em causa a recuperação financeira da empresa.

Lusa

  • 6 polícias feridos e 4 detidos em manifestação pela morte de português em Londres
    1:29

    Mundo

    A manifestação começou ainda durante a tarde deste domingo, na capital britânica e culminou em violência, com 6 polícias feridos, 4 pessoas detidas e a evacuação de uma das principais estações de transportes da zona leste da Londres.Os manifestantes acusam a polícia britânica de agressão na noite de 15 de junho, quando um português, de 25 anos, foi mandado parar pela polícia. O jovem acabou por morrer no hospital 5 dias depois.

  • Novo avião da TAP a lembrar o passado
    1:32
  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01

    País

    Um avião da TAP voltou a cruzar-se este domingo com um drone, enquanto se preparava para aterrar no aeroporto de Lisboa. A aproximação deu-se a 900 metros de altitude e passou muito perto da asa da aeronave. Este é o 10.º incidente com drones este ano e o 6.º este mês.

  • Os russos adoram Portugal
    2:48

    Taça das Confederações

    Os portugueses que foram à Rússia para a Taça das Confederações ficaram surpreendidos pela forma calorosa com que todos foram recebidos. Cristiano Ronaldo é o grande responsável por esta paixão pelo nosso país.

    Enviados SIC

  • Naufrágio na Colômbia registado em vídeo
    2:11

    Mundo

    Um barco de turismo naufragou na Colômbia, ontem à tarde. A bordo estavam cerca de 170 passageiros. Há pelo menos seis mortos confirmados e 28 pessoas continuam desaparecidas. O barco afundou-se ao largo de uma barragem, perante o olhar incrédulo de dezenas de pessoas.

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.