sicnot

Perfil

País

Reportagem SIC sobre vitamina D motiva avaliação do Infarmed, DGS e Instituto Ricardo Jorge 

Na sequencia da reportagem da SIC sobre vitamina D, o Infarmed, a Direção-Geral da Saúde (DGS) e o Instituto Ricardo Jorge vão avançar com uma avaliação firme e rigorosa do diagnóstico e tratamento nacional do défice de vitamina D.

A investigação da SIC dá conta de uma discrepância de valores nos resultados publicados em dois estudos, feitos com as mesmas pessoas.

Em comunicado enviado hoje, o Infarmed diz que essa discrepância justifica uma avaliação profunda e esclarecedora.

Na nota, o Infarmed alerta ainda que com medicamentos com vitamina D não são isentos de efeitos adversos e que devem ser utilizado apenas quando existe uma clara indicação clínica.

  • Estarão os portugueses a consumir vitamina D em excesso? 
    6:44

    País

    Em apenas dois anos, a despesa do Serviço Nacional de Saúde com vitamina D aumentou 600%. Um cenário que acontece depois de publicitado um estudo que dá como certo que a maioria dos portugueses têm falta de vitamina. No entanto, um outro estudo feito com as mesmas pessoas e com kits diferentes dá outros resultados. Fomos tentar perceber o que se passa. Serão as análises fiáveis? Estarão os portugueses a consumir vitamina D em excesso? 

  • Ordem dos Médicos vai averiguar eventuais excessos na prescrição da vitamina D
    0:49

    País

    Em apenas dois anos a despesa do serviço nacional de saúde com vitamina D aumentou 600%. A Ordem dos Médicos considera que se está perante um problema de saúde publica. O bastonário vai pedir ao colégio da especialidade de reumatologia para averiguar se está ou não a haver excessos na prescrição de vitamina D. A Ordem exige ainda responsabilidades ao Infarmed.

  • PS volta a subir nas intenções de voto e não baixa dos 40%
    2:01