sicnot

Perfil

País

Lince espanhol veio acasalar a Portugal

Um macho de lince-ibérico, nascido na região de Doñana, em Espanha, é o provável progenitor da primeira ninhada da espécie confirmada este ano na natureza em Portugal. "Mundo" terá percorrido cerca de 170 quilómetros até encontrar a fêmea "Malva", em Serpa.

A história de "Mundo" e "Malva" demonstra a ligação entre os diferentes territórios usados pelo lince-ibérico em Portugal e em Espanha. Os biólogos do Parque Natural do Vale do Guadiana, que monitorizam os linces libertados em Portugal, acreditam que os dois linces ter-se-ão encontrado e acasalado no passado mês de dezembro.

Segundo informou esta quinta-feira em comunicado o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), "Mundo" tem 2 anos, nasceu no campo e não está marcado com colar GPS. Foi detetado em abril junto ao território de "Malva", uma fêmea libertada no concelho de Mértola, em fevereiro de 2016.

"Malva" é a progenitora da primeira ninhada nascida na natureza em Portugal, este ano, e permanece junto das suas crias.

A fêmea "terá migrado para uma zona situada a norte da área de reintrodução" e tem estado, desde março, "num território tranquilo situado perto do rio Guadiana, no concelho de Serpa".

Além de ser mais uma prova da "conexão efetiva entre duas populações selvagens de lince-ibérico na Península Ibérica, com a existência de um corredor natural entre os dois países", este acasalamento é um sinal muito positivo para quem trabalha na conservação da espécie.

"Até agora pensava-se que a conhecida população natural do Parque Nacional de Doñana estava perigosamente isolada de outras áreas de ocorrência de lince", explica ainda o ICNF.

  • Bruxelas aguarda relatório completo para analisar pesca da sardinha
    1:29
  • Madonna está outra vez em Lisboa 😲
    0:59
  • Novas regras para compra e venda de animais
    2:04

    País

    Foi aprovado o projeto de lei do PAN que regula transações de animais de companhia. O diploma proíbe, ainda, a publicidade e a venda online de animais selvagens. As multas para o incumprimento da legislação poderão ir dos 200 aos 3.740 euros.

  • Assédio proibido por lei
    1:40

    País

    Ser assediado no emprego é agora proibido por lei e passa a dar direito a indemnização. É o que prevê o diploma aprovado ontem no Parlamento, com as abstenções do PSD e do CDS.

  • Portugal com 3.ª maior dívida pública da UE

    Economia

    A dívida pública recuou, em termos homólogos, na zona euro e na União Europeia (UE), no primeiro trimestre, tendo Portugal registado a terceira maior dos 28 (130,5%), depois da Grécia e de Itália, divulga hoje o Eurostat.

  • Montenegro e o futuro do PSD: "Não vou pedir licença para avançar"
    1:41

    País

    Luís Montenegro admite que se achar que é a pessoa ideal para a liderança do PSD, não vai pedir licença a ninguém para avançar. Em entrevista à SIC Notícias, o ex-líder parlamentar do PSD diz que está ao lado de Passos Coelho mas sublinha que é importante que haja uma clarificação na liderança do partido.

    Entrevista SIC Notícias