sicnot

Perfil

País

Câmara de Pombal propõe percurso alternativo a peregrinos

O município de Pombal propõe a quem ruma a pé ao santuário de Fátima um percurso com 11,7 quilómetros, hoje apresentado publicamente, alternativo ao Itinerário Complementar 2 (IC2), uma das vias mais utilizadas pelos peregrinos.

O percurso alternativo entra no município de Pombal, distrito de Leiria, pela estrada nacional 529, com origem na localidade de Simões (concelho de Soure, distrito de Coimbra) e regressa ao IC2 quase 12 quilómetros depois, a sul da sede de município, na localidade de Flandes.

Catarina Silva, vice-presidente da autarquia de Pombal, afirma que o dispositivo de apoio visa "garantir o bem-estar, a segurança e um caminho menos difícil aos peregrinos que caminham para Fátima nas estradas".

Apesar de toda a informação disponibilizada, a autarca diz que o dispositivo envolvido tem realizado "um trabalho de grande intensidade junto dos peregrinos" para divulgar os caminhos alternativos "porque continuam a existir imensos a transitar a pé no IC2".
O itinerário alternativo "com segurança e vigilância" é aconselhado aos peregrinos em folhetos informativos, com conselhos úteis, que estão a ser distribuídos ao longo do percurso, enquanto o caminho pelo IC2 - uma das estradas mais movimentadas do país - é desaconselhado pela autarquia.
O percurso também está disponível na página internet do município, com recurso a imagens.

Os peregrinos que se deslocam a pé a Fátima percorrem cerca de 30 quilómetros em território do município de Pombal e o dispositivo de apoio e acolhimento, que envolve 21 entidades, está no terreno pelo quarto ano consecutivo, até sexta-feira.

De acordo com informação avançada pela autarquia, cerca de 3.700 peregrinos pernoitam em Pombal por estes dias, ficando alojados no pavilhão da Redinha, localizado na zona desportiva, nas imediações do estádio das Meirinhas.

Também o município de Ansião, no nordeste do Leiria, anunciou esta terça-feira o apoio "com cuidados médicos" a peregrinos que atravessam o concelho, através da instalação de um posto de apoio no espaço verde do Ribeiro de Vide, até quinta-feira.

O apoio aos peregrinos em Ansião envolve técnicos de saúde e voluntários dos bombeiros locais, misericórdia, centro de saúde e alunos do curso de fisioterapia do Instituto Politécnico de Leiria, entre outras instituições.

O papa Francisco visita Fátima, na sexta-feira e no sábado, para canonizar os pastorinhos Francisco e Jacinta, no Centenário das Aparições.

O papa tem encontros previstos com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, logo à chegada, na sexta-feira, e com o primeiro-ministro, António Costa, no sábado.

Francisco é o quarto papa a visitar a Cova da Iria, depois de Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991, 2000) e Bento XVI (2010).

Lusa

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois do tribunal ter desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17
  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31