sicnot

Perfil

País

Complexo turístico Zmar em Odemira reabre após incêndio em setembro

Zmar Eco Experience/Facebook

O complexo turístico Zmar, em Odemira (Beja), atingido por um incêndio em setembro do ano passado, reabre na próxima semana para convidados, grupos e eventos e, a 1 de junho, para o público em geral.

"Vamos reabrir em formato de "soft opening", com convidados e, depois, grupos e eventos, a partir da próxima semana, e para o público, no dia 1 de junho", explicou hoje à agência Lusa Francesca de Mello Breyner, do Zmar.

O "resort", situado na zona de Zambujeira do Mar, no concelho de Odemira, no distrito de Beja, sofreu prejuízos quando foi atingido por um incêndio, a 24 de setembro do ano passado.

O fogo não provocou vítimas, mas obrigou à evacuação do espaço e à retirada de centenas de clientes e colaboradores, destruindo, além de três automóveis, o restaurante, as cozinhas, o spa, a piscina interior de ondas e algumas salas.

Apesar dos prejuízos, o empreendimento reabriu num modelo provisório a meio de outubro para eventos e grupos e passou a aceitar hóspedes individuais a partir de novembro, aos fins de semana, acabando por encerrar totalmente, no dia 2 de janeiro deste ano, para as obras de reconstrução das valências afetadas.

Em comunicado divulgado hoje, o Zmar Eco Experience, detido pela empresa Multiparques A Céu Aberto, anunciou a conclusão da empreitada e as datas de reabertura.

"Após quatro meses de obras, o Zmar encontra-se finalmente reerguido", congratulou-se a empresa.

Os trabalhos incluíram a "recuperação e melhoramento dos espaços que foram afetados pelo incêndio", como é o caso do restaurante, bar, cozinhas, piscina de ondas e spa, mas o complexo turístico vai também, agora, estrear "novos serviços e espaços".

Uma quinta pedagógica, um novo restaurante e dois novos bares, um deles junto da piscina, áreas 'chill-out', edifício para ginásio e salas de reunião são as mais recentes "aquisições" do espaço, disponíveis para os hóspedes.

Na empreitada de reconstrução, na qual utilizou madeira proveniente de florestas certificadas, o Zmar aplicou dinheiro recebido do seguro, cujo valor Francesca de Mello Breyner se escusou a divulgar à Lusa, em janeiro.

Na mesma altura, a responsável disse que as peritagens concluíram que o incêndio no 'resort', a funcionar desde 2009, se deveu a "um acidente natural, provocado por um curto-circuito associado a um equipamento eletrónico".

Lusa

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.