sicnot

Perfil

País

Ministério Público abre inquérito para apurar causas da morte de dois amigos em Santarém

O Ministério Público ordenou a abertura de um inquérito para apurar a causa da morte de dois cidadãos no sábado, durante uma caminhada na zona de Alcanhões, no concelho de Santarém, foi esta quarta-feira anunciado.

A Procuradoria da Comarca de Santarém informa hoje no seu site na internet que o Ministério Público "ordenou a remoção dos cadáveres de Santarém para o Gabinete Médico-Legal para Vila Franca de Xira", onde foram realizadas as autópsias, cujos resultados não foram divulgados, e que o Ministério Público ordenou a abertura de um inquérito com vista a apurar a causa da morte de dois cidadãos, de 43 e 35 anos.

Os dois amigos que morreram no sábado em Alcanhões, Santarém, quando faziam uma caminhada de resistência, relataram por telefone momentos de "desorientação e indisposição após ingestão de ervas", disse à Lusa, na ocasião, o comandante dos bombeiros de Pernes, José Viegas, tendo relatado que os dois amigos foram encontrados perto um do outro, mas já sem sinais de vida.

"O relato de ingestão de plantas com estas consequências é uma situação muito estranha, nunca aqui aconteceu, mas o que se passou ao certo é uma situação que só a autópsia poderá revelar", observou Viegas, tendo avançado que os corpos dos dois homens "não apresentavam sinais de violência ou sinais de agressões".

Contactada pela Lusa, fonte da PJ de Lisboa disse hoje que as autoridades estão a "tentar apurar as circunstâncias que envolveram a morte dos dois homens", não tendo dado informações sobre os resultados das autópsias.

Numa resposta enviada à agência Lusa, o Ministério da Justiça confirmou que as autópsias foram realizadas hoje de manhã, acrescentando que foram "solicitados exames complementares".

Os corpos foram já libertos para serem levados pelas famílias.

As cerimónias fúnebres dos dois amigos já têm data e hora marcadas, tendo o corpo de Filipe Namora chegado hoje, quarta-feira, à Capela das Portas do Sol, em Santarém, cerca das 14h00, onde ficará em câmara ardente para as despedidas de familiares e amigos.

Na quinta-feira, realiza-se uma missa de corpo presente, às 11h00, na Igreja de Santa Maria da Alcáçova, seguindo depois o corpo para cremação em Santa Iria da Azóia.

O corpo de Ricardo Marques chegou na manhã de hoje, quarta-feira, à Igreja Paroquial de Alpiarça, onde permaneceu com guarda de honra da Força Aérea Portuguesa até às 16h00, seguindo-se o funeral para o cemitério de Alpiarça.

O inquérito a estas duas mortes está a ser dirigido pelo DIAP de Santarém, sendo o Ministério Público coadjuvado na investigação pela Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo da Polícia Judiciária.

Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • "O ministro não escondeu nem tapou"
    1:20

    Economia

    Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.

    Pedro Santana Lopes

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Marinha resgata 138 migrantes ao largo de Lampedusa

    País

    A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta terça-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés, disse à Lusa fonte do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17