sicnot

Perfil

País

Resgatados 69 animais maltratados em residência de Alhos Vedros

O Núcleo de Proteção Ambiental da GNR do Montijo recuperou terça-feira 69 animais, vítimas de maus tratos numa residência da localidade de Alhos Vedros, no concelho da Moita, anunciou hoje a corporação.

Entre os animais encontrados durante uma busca domiciliária, ordenada pelo DIAP (Departamento de Investigação e Ação Penal) da Moita à residência e alguns anexos da mesma, estava um gaio comum, uma espécie protegida, que foi entregue no Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) da Reserva Natural do Estuário do Tejo (RNET), em Alcochete.


Os outros 68 animais, 43 cães e 25 gatos, foram encaminhados para o Centro de Recolha Oficial do Barreiro e Moita para acolhimento e assistência médico veterinária, ficando à guarda daquele centro até decisão judicial para poderem ser adotados.


De acordo com o comunicado da GNR, a residência em causa já tinha sido alvo de algumas denúncias e fiscalizada por várias entidades, mas, apesar disso, nos últimos tempos, verificou-se um "agravamento das condições de bem-estar animal, salubridade pública e eventualmente maus-tratos".


Além do Núcleo de Proteção Ambiental da GNR do Montijo, a busca domiciliária teve a participação de elementos da Autoridade Veterinária Municipal do Montijo, apoiados por médicos veterinários do Barreiro e da Moita, uma técnica de saúde e uma psicóloga, ambas da Câmara Municipal da Moita.

Lusa

  • Animais reconhecidos como seres vivos dotados de sensibilidade
    2:27

    País

    O novo estatuto jurídico dos animais entrou esta segunda-feira em vigor. Os animais passam agora a ser reconhecidos como seres vivos dotados de sensibilidade e alvo de proteção jurídica. O proprietário de um animal deve assegurar o bem-estar e respeitar as características de cada espécie.

  • Animais deixam de ser considerados coisas
    2:07

    País

    Entrou esta segunda-feira em vigor o novo estatuto jurídico passa a reconhecer os animais como seres vivos dotados de sensibilidade. Quem não o cumprir será punido pela lei, como explicou à SIC, André Silva, deputado do PAN.

  • "O Brasil não parou e não vai parar"
    1:33
  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Marcelo na peregrinação de Nossa Senhora de Fátima no Luxemburgo

    Mundo

    O Presidente da República participou esta quinta-feira, a título privado, na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, na cidade luxemburguesa de Wiltz. Milhares de portugueses receberam Marcelo Rebelo de Sousa, que assistiu à missa e, durante alguns minutos, participou na procissão.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00