sicnot

Perfil

País

Fenprof contra regime de permutas apresentado pelo Governo

MANUEL DE ALMEIDA

A Federação Nacional de Professores (Fenprof) contestou esta quinta-feira o projeto do Ministério da Educação para um novo regime de permutas entre docentes, considerando-o restritivo face ao que está em vigor.

De acordo com a Fenprof, a proposta que o Ministério apresentou hoje aos sindicatos "afasta vários grupos de professores" e "elimina direitos que já se encontravam legalmente consagrados".

A estrutura sindical considerou necessária mais uma reunião sobre este diploma, que ficou agendada para o dia 19, aguardando que o Ministério elabore uma nova versão.

Em comunicado, a Federação anunciou que aproveitou a reunião com a secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, para discutir outras questões, como a vinculação de professores contratados.

Os professores tiveram nos últimos anos dois processos de vinculação extraordinária, pelo que estão agora fora do Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVAP).

A FENPROF reclama, no entanto, que sejam criadas condições, no âmbito da tutela, que garantam a integração de mais professores nos quadros.

Neste sentido, continua a exigir um compromisso escrito de que sejam abertos novos processos de vinculação em 2018 e 2019.

Face à anunciada possibilidade de greve às avaliações, em junho, nas escolas públicas do ensino artístico especializado, a FENPROF vai esperar até ao dia 22 por uma resposta do Ministério para vincular estes professores, também através de um processo extraordinário.

Caso não surja uma resposta positiva, promete entregar o pré-aviso de greve num ato público.

Lusa

  • Inglaterra estreia-se com vitória suada frente à Tunísia

    Mundial 2018 / Tunísia

    A seleção inglesa estreou-se no Mundial 2018 com um triunfo sobre a Tunísia por 2-1, com o golo da vitória a ser apontado já para lá do minuto 90. O jogo foi referente à 1.ª jornada do grupo G. Veja aqui os golos e os lances que marcaram o encontro.

  • O melhor golo do 5.º dia de Mundial

    Desporto

    Numa escolha feita pelos jornalistas de desporto e do site da SIC Notícias, mostramos-lhe o melhor golo deste quinto dia de Mundial. Foi apontado por Dries Mertens, na vitória da Bélgica sobre o Panamá por 3-0.

  • Salto de Cristiano Ronaldo inspira dança afro-beat

    Desporto

    Uma música humorística afro-beat, publicada nas redes sociais e inspirada nos saltos de Cristiano Ronaldo quando marca golos, está a ser replicada na internet com dezenas de coreografias filmadas, muitas das quais em França.

  • Ronaldo no País dos Sovietes: As religiões praticadas na Rússia
    1:55
  • "Estamos a plantar fósforos"
    2:09

    Opinião

    O calor regressou esta segunda-feira em força e no terreno estiveram quase 1300 bombeiros a combater 70 fogos por todo o país. Depois da tragédia de Pedrógão Grande, o Presidente da República diz que a consciência do país mudou mas é preciso fazer mais. Já Miguel Sousa Tavares diz que o país está mais preparado para combater os incêndios do que alguma vez esteve. No entanto, o comentador da SIC diz que já foram plantados mais de "2500 hectares de eucaliptos" desde Pedrógão e que enquanto isso acontecer Portugal vai continuar a arder. 

    Miguel Sousa Tavares

  • Pai de Meghan Markle lamenta ser "nota de rodapé" no casamento real
    2:03
  • Quando as crianças fazem das suas... os pais é que pagam

    Mundo

    Quando as crianças fazem das suas, restam os pais para as castigar ou, em alguns casos, para sofrer as consequências desses atos. Quem o pode dizer é um casal norte-americano, que recebeu uma fatura de 132 mil dólares (cerca de 114 mil euros), depois de o filho ter derrubado uma estátua num centro comunitário.

    SIC