sicnot

Perfil

País

PSP registou 373 denúncias por crimes contra animais

O Projeto da Defesa Animal (PDA) da PSP registou 373 denúncias, nos primeiros quatro meses do ano, por "maus tratos" e "abandono de animais" de companhia, anunciou esta quinta-feira o Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP.

Em comunicado, o Cometlis indica que este valor representa uma descida de 9,2% quando comparado ao mesmo período de 2016, em que foram recebidas 411 denúncias.

No ano de 2016, foram registados 1.623 "crimes contra animais de companhia a nível nacional", dos quais 855 foram recebidos pela PSP.

Da totalidade de crimes registados em 2016, 415 foram no distrito de Lisboa, dos quais 359 foram recebidos pela PSP, refere a nota.

Ao receber uma denúncia, a PSP procede a uma fiscalização das "condições de detenção dos animais", verificando o seu registo, a vacinação, a identificação eletrónica e ainda o seguro de responsabilidade civil, quando este é necessário.

Dessas ações de fiscalização resultaram "inúmeras infrações" de natureza contraordenacional e um total de 95 de natureza criminal, diz o comunicado.

Os cidadãos que tenham conhecimento de situações de crimes cometidos contra animais de companhia podem denunciar para defesanimal@psp.pt.

Lusa

  • Chamas passaram por cima da A23
    1:06

    País

    A A23 esteve cortada ao longo do dia por causa do fumo e das chamas. Em direto para a SIC Notícias, perto das 18h30, os repórteres da SIC presenciaram o momento em que o fogo passou por cima da autoestrada da Beira Interior.

  • "Só numa ditadura é possível tentar esconder o número de vítimas"
    0:51

    Tragédia em Pedrógão Grande

    O primeiro-ministro diz que é "lamentável" a tentativa de aproveitamento político à volta dos incêndios. António Costa esteve esta quarta-feira à tarde na Autoridade Nacional de Proteção Civil e, no final do briefing, disse que é preciso confiança nas instituições do Estado. O primeiro-ministro deixou ainda muitas críticas à oposição no caso da lista de vítimas de Pedrógão Grande.

  • E os 10 mais ricos de Portugal são...

    Economia

    A família Amorim lidera a lista dos mais ricos do país, com uma fortuna avaliada em 3840 milhões de euros. Em segundo lugar surge Alexandre Soares dos Santos com 2532 milhões de euros. A família Guimarães de Mello ainda entra para o top 3, com um valor de 1471 milhões de euros. A lista foi elaborada pela revista EXAME, que conclui que os ricos estão ainda mais ricos, pela quarta vez consecutiva.

    Bárbara Ferreira