sicnot

Perfil

País

PSP registou 373 denúncias por crimes contra animais

O Projeto da Defesa Animal (PDA) da PSP registou 373 denúncias, nos primeiros quatro meses do ano, por "maus tratos" e "abandono de animais" de companhia, anunciou esta quinta-feira o Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP.

Em comunicado, o Cometlis indica que este valor representa uma descida de 9,2% quando comparado ao mesmo período de 2016, em que foram recebidas 411 denúncias.

No ano de 2016, foram registados 1.623 "crimes contra animais de companhia a nível nacional", dos quais 855 foram recebidos pela PSP.

Da totalidade de crimes registados em 2016, 415 foram no distrito de Lisboa, dos quais 359 foram recebidos pela PSP, refere a nota.

Ao receber uma denúncia, a PSP procede a uma fiscalização das "condições de detenção dos animais", verificando o seu registo, a vacinação, a identificação eletrónica e ainda o seguro de responsabilidade civil, quando este é necessário.

Dessas ações de fiscalização resultaram "inúmeras infrações" de natureza contraordenacional e um total de 95 de natureza criminal, diz o comunicado.

Os cidadãos que tenham conhecimento de situações de crimes cometidos contra animais de companhia podem denunciar para defesanimal@psp.pt.

Lusa

  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro tenha mais diálogo com o novo líder do PSD do que o que tem com Passos Coelho. O candidato à liderança dos sociais-democratas criticou Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. Declarações do candidato à liderança do PSD em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os sociais-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.