sicnot

Perfil

País

Agravamento do tempo em sete ilhas dos Açores a partir da madrugada

© Jose Antonio Rodrigues / Reut

A Proteção Civil dos Açores alertou este sábado para um agravamento do tempo nos grupos ocidental e central devido à aproximação e passagem de um sistema frontal com atividade moderada a forte, que poderá provocar chuva e vento.

Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), as ilhas do grupo ocidental (Flores e Corvo) vão estar sob aviso amarelo devido às previsões de chuva, entre as 04:00 e as 15:00 locais (mais uma hora em Lisboa) de domingo, e vento, rajada máxima, direção de Sudoeste, entre as 03:00 e as 09:00 locais (mais uma hora em Lisboa) de domingo.

No grupo central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial), o aviso amarelo referente a precipitação vai vigorar entre as 09:00 e as 19:00 locais (mais uma hora em Lisboa) de domingo.

Aquelas cinco ilhas vão estar ainda sob aviso amarelo, por causa das previsões de vento, rajada máxima, direção de Sul/Sudoeste, entre as 11:00 e as 21:00 locais (mais uma hora em Lisboa) de domingo.

O aviso amarelo é o segundo numa escala de quatro e indica "situações de risco para determinadas atividades".

Face a estas previsões, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda à população que sejam tomadas as medidas de autoproteção para estas situações meteorológicas.

Lusa

  • "Estamos a investir na nossa própria desgraça"
    0:37
  • Saída dos EUA do acordo de Paris é "uma vergonha"

    Mundo

    O ex-secretário de Estado norte-americano John Kerry considerou esta terça-feira "uma vergonha" a decisão do Presidente Donald Trump de retirar os Estados Unidos do acordo do clima de Paris, garantindo que o povo não acompanha esse gesto de "autodestruição".

  • "Meninas proibidas de usar saias curtas e roupa transparente" para evitar abusos em Timor
    0:50
  • "De repente ele estava em cima de mim a beijar-me e a apalpar-me"
    2:43