sicnot

Perfil

País

Agravamento do tempo em sete ilhas dos Açores a partir da madrugada

© Jose Antonio Rodrigues / Reut

A Proteção Civil dos Açores alertou este sábado para um agravamento do tempo nos grupos ocidental e central devido à aproximação e passagem de um sistema frontal com atividade moderada a forte, que poderá provocar chuva e vento.

Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), as ilhas do grupo ocidental (Flores e Corvo) vão estar sob aviso amarelo devido às previsões de chuva, entre as 04:00 e as 15:00 locais (mais uma hora em Lisboa) de domingo, e vento, rajada máxima, direção de Sudoeste, entre as 03:00 e as 09:00 locais (mais uma hora em Lisboa) de domingo.

No grupo central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial), o aviso amarelo referente a precipitação vai vigorar entre as 09:00 e as 19:00 locais (mais uma hora em Lisboa) de domingo.

Aquelas cinco ilhas vão estar ainda sob aviso amarelo, por causa das previsões de vento, rajada máxima, direção de Sul/Sudoeste, entre as 11:00 e as 21:00 locais (mais uma hora em Lisboa) de domingo.

O aviso amarelo é o segundo numa escala de quatro e indica "situações de risco para determinadas atividades".

Face a estas previsões, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda à população que sejam tomadas as medidas de autoproteção para estas situações meteorológicas.

Lusa

  • Campanha eleitoral em Angola chega hoje ao fim

    Mundo

    Os candidatos às eleições gerais angolanas de quarta-feira terminam hoje um mês de campanha, com milhares de quilómetros percorridos, uma breve aparição de José Eduardo dos Santos e as possíveis coligações em destaque.

  • China prepara-se para inaugurar comboio mais rápido do mundo
    1:08
  • A insólita entrevista de Jerry Lewis que se tornou viral
    2:39

    Cultura

    Jerry Lewis concedeu no início deste ano uma entrevista insólita que se tornou viral nas redes sociais. O comediante decidiu, pura e simplesmente, não colaborar com o entrevistado. Lewis tinha na altura 90 anos e continuava a trabalhar, tendo participado no filme "Max Rose", em 2016.