sicnot

Perfil

País

Emergência ambiental para Carregal do Sal e Santa Comba Dão

(arquivo)

O presidente da Comissão Parlamentar do Ambiente, Pedro Soares, considerou esta segunda-feira que os concelhos de Carregal do Sal e Santa Comba Dão encontram-se em "situação muito grave" em termos ambientais, sendo essencial encetar um programa de emergência intermédio.

"Percebemos que há uma situação muito grave ao nível ambiental nestes dois concelhos. Segundo o que me informaram, nomeadamente através da AZU, este é um quadro que se prolonga por outros concelhos da região", sustentou.

O deputado do Bloco de Esquerda (BE) visitou durante o dia de hoje os concelhos do Carregal do Sal e Santa Comba Dão, no distrito de Viseu, onde reuniu com os presidentes de Câmara.

"Em Carregal do Sal, no conjunto de 36 ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) e de várias fossas céticas, só duas é que estão licenciadas, o que quer dizer que todos os outros equipamentos de recolha e tratamento de águas residuais são drenados diretamente para as linhas de água sem tratamento", informou.

Relativamente a Santa Comba Dão, "em 31 ETAR e nove fossas céticas, só uma está licenciada".

"Sinceramente, não quero dramatizar, até porque as minhas funções de presidente da Comissão Parlamentar do Ambiente não me permitem dramatizar as coisas de forma pouco fundamentada, mas posso dizer que é uma situação muito grave aquela que se vive", acrescentou.

No seu entender, há uma assimetria muito grande entre o interior e o litoral, entre as grandes áreas metropolitanas e os pequenos municípios do interior, no que respeita ao tratamento de águas residuais.

"Percebemos que em Carregal do Sal existe boa vontade por parte do presidente da Câmara para resolver as coisas, mas não tem recursos. Tem um plano, que implica a construção de seis novas ETAR's, mas não tem financiamento próprio, nem garantia de financiamento a nível europeu, não conseguindo dar qualquer expectativa em termos temporais para execução desse plano", referiu.

Aos jornalistas, Pedro Soares deixou o compromisso de levar esta matéria na terça-feira ao ministro do Ambiente, defendendo a necessidade de a União Europeia e de o Governo português colocarem no terreno um programa de emergência intermédio, "para resolver estas situações de enorme gravidade".

"A situação que vi em Carregal do Sal, com terrenos contaminados, se fosse num qualquer concelho da área metropolitana de Lisboa já um clamor público tinha tocado os sinos sobre esta questão", apontou.

O bloquista alertou ainda que os problemas de saneamento de Carregal do Sal ou de Santa Comba Dão têm impacto na rede hidrográfica do Mondego e de outros cursos de água importantes.

"Isto não é um problema do município "per si", pois a maior parte deles estão descapitalizados e incapacitados de enfrentar problemas, sem que a administração central e o governo intervenham diretamente. A administração central tem de intervir, não se pode demitir de resolver o que é um problema nacional", destacou.

O presidente da Comissão Parlamentar do Ambiente aludiu ainda ao facto "de o Portugal 2020 ter sido mal desenhado" por ter sido "virado para o financiamento de iniciativas a partir das empresas e não no ponto de vista territorial".

"Alguém teve a veleidade de ir dizer para Bruxelas que Portugal tinha os seus problemas de saneamento resolvidos e que o país todo estava coberto por saneamento básico.

Isso é absolutamente falso: há carências brutais em termos de saneamento no nosso país", concluiu.

Lusa

  • Os confrontos de Rui Rio
    3:38

    País

    Esta não é a primeira vez que Rui Rio enfrenta adversidades. O mesmo aconteceu durante a presidência da Câmara do Porto, quando assumiu uma rutura total com o Futebol Clube do Porto. Na primeira conferência de imprensa como presidente do PSD, avisou os adversários internos de que o clima de confronto é um ambiente do qual gosta.

  • Governo aceita diálogo com PSD após eleição de Rio
    1:52

    País

    Com a eleição de Rui Rio, o Governo aceitou entender-se com o PSD, provocando algumas críticas por parte do PCP e o Bloco de Esquerda. O líder parlamentar socialista diz que admitir o diálogo é Democracia, mas garante que o que sempre dividiu o PS do PSD mantém-se.

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Vírus do Zika pode proteger contra a dengue

    Mundo

    Uma equipa de investigadores brasileiros acredita que a infeção do vírus Zika pode tornar a pessoa imune contra a dengue. Anteriormente, uma investigação chinesa já tinha conseguido provar o inverso: quem apanha dengue pode estar mais protegido contra o vírus do Zika.

    SIC

  • Pesca explora mais de metade de todos os oceanos

    Economia

    A pesca industrial explora mais de metade de todos os oceanos, uma área quatro vezes maior que a utilizada pela agricultura, havendo mais atividade no norte do Atlântico e do Pacífico, conclui um estudo divulgado esta quinta-feira.