sicnot

Perfil

País

Marcelo recebe bicicleta elétrica 100% nacional

A frota do Palácio de Belém passa a partir desta terça-feira a incluir bicicletas elétricas 100% portuguesas graças à oferta do Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel (CeiiA) ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

"Ir para os pastéis será fácil. O problema vai ser subir a Ajuda. E para as selfies não sei como vai ser", disse Marcelo Rebelo de Sousa quando convidado a experimentar uma bicicleta com tecnologia totalmente nacional, de 20 quilogramas de peso desenvolvida pelo CeiiA, cujas instalações foram esta tarde visitadas pelo Presidente da República.

Marcelo Rebelo de Sousa não chegou a experimentar o novo veículo - cujo modelo, de acordo com informação de responsáveis do CeiiA, já circula em Cascais e é pretendido na Universidade do Minho - mas adiantou que lhe dará uso nos jardins do palácio em Lisboa e na zona contígua a Belém, tendo apontado ser de uma "sofisticação monumental" o facto de a bicicleta conter o símbolo da Presidência da República.

A oferta do Ceiia inclui cinco bicicletas e três docas 'sharing' destinadas a partilha e carga.

O chefe de Estado participou em Matosinhos na sessão de encerramento do 14.º Encontro Nacional de Inovação da Cotec Portugal que decorreu sob o tema "Inventar o Futuro - Liderar pela inovação colaborativa".

O programa também incluía uma reunião com o presidente da Câmara de Almeida, António Baptista Ribeiro, a propósito do encerramento da agência da Caixa Geral de Depósitos (CGD) na sede do concelho de Almeida, distrito da Guarda, decisão que motivou manifestações da população e dos autarcas locais.

Marcelo Rebelo de Sousa e António Baptista Ribeiro reuniram-se em privado e cerca de uma hora depois saíram do edifício sem prestarem declarações aos jornalistas.Posteriormente, numa nota enviada à Lusa, a Presidência da República informou que espera que o presidente da Câmara Municipal de Almeida tenha um diálogo com a Caixa Geral de Depósitos (CGD) que "dê frutos e decorra com serenidade democrática".

Segundo uma nota da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa "recebeu o presidente da Câmara de Almeida, que lhe explicou o ponto de vista do município e a disponibilidade para o diálogo com a CGD, diálogo que o Presidente da República espera que dê frutos e decorra com serenidade democrática".

Lusa

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

  • Marcelo lembra como foi tratada a tragédia durante a ditadura
    2:25

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Marcelo Rebelo de Sousa não quis comentar diretamente a polémica em torno da lista das vítimas mortais de Pedrógão Grande, mas recorreu às cheias de 1967 para lembrar como as tragédias eram tratadas no tempo da ditadura. O Presidente da República defendeu que não é possível esconder a dimensão de uma tragédia num regime democrático. Há 50 anos, Marcelo Rebelo de Sousa acompanhou de perto a forma como o regime tentou esconder a verdadeira dimensão do incidente.

  • Ministra admite falhas no SIRESP no presente e no passado
    2:35

    País

    A ministra da Administração Interna admitiu, esta quinta-feira, que o SIRESP falha no presente tal como já falhou no passado, quando a tutela pertencia ao Governo PSD. Os sociais-democratas quiserem ouvir Constança Urbano de Sousa na comissão parlamentar mas desta vez a ministra defendeu-se com um ataque. 

  • À descoberta de Dago, o destroço mais visitado em mergulho de profundidade
    13:51
  • Uma viagem aérea pela aldeia histórica de Monsanto
    0:50
  • "Comecei por ajudar uma família que me pediu um plástico para se proteger"
    4:51
  • Quase três mil toneladas de plástico ameçam tartarugas no Mediterrâneo
    2:35

    Mundo

    O Mar Mediterrâneo está sob a ameaça de se tornar uma lixeira com três mil toneladas de plástico a flutuarem entre a Europa e África. Há milhões de turistas a nadarem nestas águas e há espécies marinhas que já estão em perigo. No Chipre, os cientistas estão a tentar proteger tartarugas, cuja alimentação já é quase totalmente de plástico.

  • Deputado da Malásia diz que negar sexo ao marido é uma forma de abuso

    Mundo

    Um deputado malaio tem sido alvo de algumas críticas na internet, depois de ter dito que negar sexo a maridos é uma forma de abuso psicológico e emocional por parte das mulheres. As declarações de Che Mohamad Zulkifly Jusoh foram feitas durante um debate sobre as alterações às leis de violência doméstica, na quarta-feira.

    SIC