sicnot

Perfil

País

Adolescentes portugueses são dos mais obesos da Europa

Adolescentes portugueses são dos mais obesos da Europa

Portugal está entre os 5 países europeus com mais adolescentes obesos. Um novo relatório da organização mundial de saúde apresentado hoje compara dados de 2002 e 2014 e conclui que a prevalência da obesidade nos adolescentes já é de 5% em Portugal. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o abandono da dieta mediterrânica, associado à crise económica nos países do Sul da Europa, contribuiu para o elevado nível de obesidade, com um insuficiente consumo de vegetais e um consumo de fruta a cair desde os últimos 12 anos.

  • Portugal entre os 5 países europeus com mais adolescentes obesos

    País

    Um novo relatório da OMS revela que o número de adolescentes obesos continua a aumentar em muitos países da Europa, incluindo Portugal. Os maus hábitos alimentares e a reduzida atividade física estão entre as causas do elevado índice de obesidade. Apenas a Grécia, Macedónia, Eslovénia e Croácia apresentam valores piores do que Portugal.

  • Congresso Europeu da Obesidade no Porto a partir de amanhã
    5:22

    Edição da Manhã

    Decorre no Porto, a partir de amanhã e até 20 maio, o congresso europeu da obesidade. Quase metade da população portuguesa apresenta excesso de peso e quase um 1 milhão e meio de adulto são considerados obesos, João Sequeira Duarte, endocrinologista e secretário-geral da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose, esteve na Edição da Manhã.

  • Os excessos dos portugueses à mesa
    2:13

    País

    3,5 milhões comem carne a mais. Também se está a ingerir açúcar e sal em excesso. Mais de metade são obesos ou têm pré-obesidade. São surpreendentes os resultados de um estudo sobre os hábitos alimentares dos portugueses. 

  • "Quase 6 milhões de portugueses são obesos ou estão na pré-obesidade"
    1:36

    País

    Os portugueses estão a ingerir carne a mais e o açucar e o sal também estão a ser ingeridos em excesso. Estas são algumas das conclusões do Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (IAN-AF), apresentado hoje no Porto. Segundo a coordenadora do IAN-AF, Carla Lopes, "quase 6 milhões de portugueses são obesos ou estão na pré-obesidade".

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • 700 milhões para armamento e equipamento militar
    1:16

    País

    Portugal vai investir nos próximos anos 700 milhões de euros em armas e equipamento militar. Segundo a imprensa de hoje, o objetivo é colocar algumas áreas das Forças Armadas a um nível similar ao dos outros aliados da NATO. É o maior volume de programas de aquisição dos últimos anos e parte das verbas vão beneficiar a indústria portuguesa que fabrica aviões, navios-patrulha, rádios e sistemas de comando e controlo.

  • Princesa Diana morreu há 20 anos. Filhos falam pela 1ª vez da intimidade
    1:15