sicnot

Perfil

País

"Portugal não precisa de socratismo, com ou sem Sócrates"

NUNO VEIGA

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, disse esta quarta-feira que Portugal não precisa de "socratismo, com Sócrates ou sem Sócrates", mas sim de uma visão "reformista" em matérias estruturais, como a Segurança Social.

"Não precisamos de uma visão 'socratista' da sociedade. Bem sei que a que temos hoje" é "uma visão mais simpática, menos agreste", mas o país não precisa "de socratismo, com Sócrates ou sem Sócrates", disse, aludindo ao antigo primeiro-ministro socialista, José Sócrates.

O presidente do PSD, que discursava na sessão de apresentação do candidato do partido à Câmara de Évora, António Costa da Silva, nas autárquicas de 1 de outubro, ironizou que a atuação do atual Governo do PS lhe transmite uma sensação de "déjà-vu".

"Vejo um Governo que está muito focado sempre na propaganda e no curto prazo e isso parece-me um certo déjà-vu, nós já vimos isto no passado. Eu sei que, quem está hoje no Governo não gosta" que se "recorde isso, mas é muito importante que ninguém se esqueça", afirmou.

Segundo o líder social-democrata, quando se quer "fazer alguma coisa diferente na vida", é preciso "viver menos de propaganda e do curto prazo e mais daquilo que é estrutural".

Insistindo que o país precisa de "reformismo" da parte do Governo, tal como já tinha dito aos jornalistas antes da cerimónia, Passos Coelho repetiu também que não vê do executivo liderado por António Costa essa "agenda reformista".

A questão da sustentabilidade da Segurança Social, frisou, é uma das áreas que necessita de ser reformada, para o líder do PSD, mas o que "está hoje em preparação" é "mais um saque contributivo, no fundo, para adiar o problema" porque o Governo "não quer fazer reforma nenhuma".

Com a questão dos trabalhadores precários é "a mesma conversa" e "vai render, pelo menos, ainda mais um ano ou ano e meio", de acordo com o presidente do PSD.

"Porque só daqui a um ano é que haverá lei no parlamento para regular esta matéria e, portanto, pelo menos durante um ano, toda a gente vai achar que pode deixar de ser precário e passar a ser efetivo na Função Pública. Não é mau", referiu.

Em relação à "disputa" da Câmara de Évora, nas eleições autárquicas deste ano, Passos Coelho argumentou que a anterior gestão camarária do PS foi "desastrosa", deixando o município "com uma dívida pesada", enquanto, a atual maioria CDU, representou um "regresso ao passado" e mostrou que "o passado não está a altura daquilo que são as expetativas para o futuro".

O candidato do PSD, contrapôs, "pode abrir um capítulo diferente no futuro de Évora".

Lusa

  • Manuel Delgado demitiu-se devido a "grave violação da privacidade"

    País

    O ex-secretário de Estado da Saúde diz que apresentou a demissão para "não perturbar nem criar qualquer tipo de embaraço ao normal funcionamento do Governo". Num comunicado emitido hoje, Manuel Delgado esclarece que foi remunerado pelo trabalho de consultor na Raríssimas "muito antes" da entrada no Governo e acrescenta que respeitou na íntegra todo o quadro legal e ético.

  • O que vai mudar nos recibos verdes
    2:55

    Economia

    Os trabalhadores independentes vão descontar menos para a Segurança Social já no próximo ano. A taxa vai descer dos 29,6% por cento para os 21,4%. A descida será compensada por um aumento das contribuições pagas pelos patrões. Há também alterações em caso de desemprego e o subsídio de doença passa a ser pago ao fim de 10 dias em vez de 31.

  • Tripulantes da TAP acusam companhia de desrespeitar compromissos
    3:16

    Economia

    O Sindicato que representa os tripulantes da TAP acusa a empresa de estar a violar a lei. A companhia aérea portuguesa denunciou unilateralmente o acordo de empresa com os tripulantes e apresentou novas condições, que o sindicato considera indignas. Diz que os tripulantes fizeram esforços pela companhia no verão e que agora estão a ser desrespeitados.

  • Erdogan apela ao reconhecimento de Jerusalém Oriental como capital
    2:01
  • Bebé nasce com coração fora do peito e sobrevive
    2:06
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28