sicnot

Perfil

País

Salvador Sobral entra no debate entre o PS e PSD sobre a Constituição

Efrem Lukatsky

O aniversário da Constituição de 1976 serviu esta quinta-feira, no Parlamento, para momentos de ironia entre PS e PSD, sobre viragens à direita e à esquerda, a que não faltou a evocação de Salvador Sobral.

Nas intervenções políticas, na Assembleia da República, o deputado do PS Pedro Delgado Alves fez uma intervenção de elogio à Constituição e de um "patriotismo constitucional" como fator de "coesão e identificação de todos".

Na resposta à bancada socialista, que hoje está no poder num acordo à esquerda com PCP, BE e PEV, o deputado social-democrata Hugo Soares disse que o PSD tinha saudades do PS "do tempo dos fundadores" que permitia acordos de Bloco central para revisão constitucional e "de reformas".

"Não querendo tornar isto romântico -- já teremos Salvador Sobral amanhã [sexta-feira] no parlamento para assegurar a dimensão romântica - também temos saudades do PSD que era social-democrata", ironizou Pedro Delgado Alves.

Mais a sério, o deputado socialista lembrou a evolução do país desde 1974 até hoje, quanto aos direitos sociais ou à educação, afirmando que a Constituição é também "um desafio para estar permanentemente insatisfeito".

E deu o exemplo do que reclama serem os resultados do Governo do PS, com o apoio do PCP, BE e PEV, desde 2015.

Com esta "combinação de Governo", afirmou Delgado Alves, conseguiu-se "aprofundar a proteção dos direitos sociais, devolver devolver dignidade aos trabalhadores, devolver dignidade e rendimentos às famílias", disse.

Além do mais, argumentou, Portugal também conseguiu "cumprir as suas obrigações com os parceiros europeus e modifica a forma como os parceiros olham" o país.

Lusa

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • Mais de duas mil pessoas retiradas do fogo junto ao parque Doñana, no Sul de Espanha

    Mundo

    O incêndio florestal começou ainda na noite deste sábado na aldeia de Las Peñuelas de Moguer, na província de Huelva e obrigou à evacuação de várias localidades e à retirada de mais de duas mil pessoas, de vários alojamentos turísticos (incluindo o Parador de Mazagon, dois parques de campismo e um hotel). Foi ainda ativado o plano de emergência da província.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.