sicnot

Perfil

País

Salvador Sobral entra no debate entre o PS e PSD sobre a Constituição

Efrem Lukatsky

O aniversário da Constituição de 1976 serviu esta quinta-feira, no Parlamento, para momentos de ironia entre PS e PSD, sobre viragens à direita e à esquerda, a que não faltou a evocação de Salvador Sobral.

Nas intervenções políticas, na Assembleia da República, o deputado do PS Pedro Delgado Alves fez uma intervenção de elogio à Constituição e de um "patriotismo constitucional" como fator de "coesão e identificação de todos".

Na resposta à bancada socialista, que hoje está no poder num acordo à esquerda com PCP, BE e PEV, o deputado social-democrata Hugo Soares disse que o PSD tinha saudades do PS "do tempo dos fundadores" que permitia acordos de Bloco central para revisão constitucional e "de reformas".

"Não querendo tornar isto romântico -- já teremos Salvador Sobral amanhã [sexta-feira] no parlamento para assegurar a dimensão romântica - também temos saudades do PSD que era social-democrata", ironizou Pedro Delgado Alves.

Mais a sério, o deputado socialista lembrou a evolução do país desde 1974 até hoje, quanto aos direitos sociais ou à educação, afirmando que a Constituição é também "um desafio para estar permanentemente insatisfeito".

E deu o exemplo do que reclama serem os resultados do Governo do PS, com o apoio do PCP, BE e PEV, desde 2015.

Com esta "combinação de Governo", afirmou Delgado Alves, conseguiu-se "aprofundar a proteção dos direitos sociais, devolver devolver dignidade aos trabalhadores, devolver dignidade e rendimentos às famílias", disse.

Além do mais, argumentou, Portugal também conseguiu "cumprir as suas obrigações com os parceiros europeus e modifica a forma como os parceiros olham" o país.

Lusa

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.