sicnot

Perfil

País

Ministério Público acusa Carvalhão Gil de três crimes

Frederico Carvalhão Gil, conhecido como "espião português", foi agora acusado pelo Ministério Público pelo crime de espionagem e também pelos crimes de violação do segredo de Estado e de corrupção passiva para ato ilícito.

Carvalhão Gil foi apanhado em Itália a vender documentos secretos da NATO a um agente russo.

O espião português foi extraditado para Portugal, mas Itália recusou-se a extraditar o espião russo Sergey Pozdnyakov que foi também agora acusado pelo Minsitério Público português pelo crime de corrupção ativa para ato ilícito.

Frederico Carvalhão Gil está há um ano detido em prisão domiciliária, em Lisboa.

O processo vai agora para o juíz de instrução criminal, que decidirá se altera ou não a medida de coação até ao julgamento.

O espião português poderá ainda pedir a abertura de instrução.

  • Moutinho e Rafael Guerreiro de "baixa", Fonte disponível "para tocar bombo"
    1:52
  • "Procedi nesta matéria como procedo em todas as outras"
    0:40

    País

    O líder parlamentar do PSD, Fernando Negrão, não esclarece se falou diretamente com Rui Rio sobre o projeto de lei dos combustíveis do CDS antes do voto favorável estar decidido. No entanto, disse que o processo de decisão foi igual a todos os outros. O presidente do PSD era contra o diploma dos centristas.

  • Antigo campeão nacional de Ori-BTT, de 19 anos, morreu em colisão com carro
    1:42

    País

    Um ciclista de 19 anos morreu e o pai ficou gravemente ferido, numa colisão com uma viatura que fazia uma inversão de marcha, em Loulé, na quarta-feira. Quando o acidente aconteceu, o jovem estava a treinar para um campeonato na Hungria, onde ia participar dentro de poucos dias. Duarte Lourenço, que chegou a ser campeão nacional de Ori-BTT, pertencia ao escalão de Juniores, devido à sua idade, mas por vontade própria fazia escalão Sénior.